28 de setembro – Dia Internacional do Direito de Saber

28 set de 2015, por OKBR

Compartilhar

No dia 28 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Direito de Saber, proposto em 2002 por organizações mundiais ligadas à Liberdade de Informação, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o direito do acesso à informação governamental e de promover a liberdade de informação como requisito essencial para a democracia e a boa governança.

A Open Knowledge Brasil celebra o dia por acreditar na promoção de todas as formas de conhecimento e em um mundo onde o conhecimento livre esteja presente em todo nosso cotidiano, tanto online como offline. Promovemos o conhecimento livre por confiar em sua capacidade de gerar grandes benefícios sociais e acreditamos que uma governança melhor só pode ser oriunda da abertura, permitindo mais transparência e engajamento.

"A informação quer ser livre. *slogan sem copyright". Imagem do protesto contra o ACTA em Toulouse. Crédito: Pierre-Selim Huard.

“A informação quer ser livre. *slogan sem copyright”. Imagem do protesto contra o ACTA em Toulouse. Crédito: Pierre-Selim Huard.

Como forma de comemoração, nosso diretor executivo, Everton Zanella Alvarenga, criou um verbete sobre o dia na Wikipedia, e convida todos a adicionarem mais informações.

Além da Open Knowledge Brasil, a Alianza Regional por la Libre Expresión e Información celebrou a data lançando a sétima edição do “Saber Más”, um relatório anual que visa avaliar o cenário do direito ao acesso à informação nos países da América Latina e Caribe. O relatório deste ano trata de dados abertos e divide-se em 14 capítulos, um sobre cada país. A ARTIGO 19 foi a organização responsável pelo capítulo sobre o Brasil.