Alemanha tem primeiro projeto estatal para melhoria da Wikipedia do mundo

06 out de 2014, por OKBR

Compartilhar

Por Jutta Schmidt Machado e Jorge Machado

A Agência de Recursos Renováveis ​​(FNR) do Governo Federal da Alemanha, decidiu estimular seus servidores a contribuir com a Wikipedia alemã. O resultado foi a criação ou revisão de 557 artigos da área de recursos renováveis e energia.

Iniciado em 2007, com financiamento do Ministério da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMEL) da Alemanha, o projeto visava melhorar a qualidade de verbetes que eram descritos como muito curtos. A agência tinha a necessidade de fontes de referência atualizadas e de boa qualidade na área de recursos renováveis. Por isso estimulou que seus especialistas trabalhassem colaborativamente no aprimoramento das informações disponíveis na Wikipedia.

O trabalho inclui: 1) uma melhor integração e catalogação dos conteúdos através da criação de links entre artigos sobre recursos renováveis; 2) o reordenamento das categorias da Wikipedia e 3)a criação de palavras-chave sobre recursos renováveis em outros artigos. Os artigos foram, em sua maioria, ampliados por especialistas da agência que certificaram as referências de alta qualidade utilizadas em cada um deles.

O plano inicial era realizar o projeto através de trabalho não-remunerado, mas para estimular o uso foram utilizadas estratégias que incluíram premiação para o melhor artigo, capacitação para o uso da Wikipedia e suporte via telefone e e-mail. No terceiro ano do projeto, foram também convidados a participar consultores associados, comunidade acadêmica e funcionários no Nova-Institut, parceiro da agência federal.

No relatório final do projeto, conclui-se que o Portal sobre recursos renováveis foi um sucesso devido a qualidade alcançada pelos artigos. Destaca-se o grande público de leitores interessados nas páginas e a atração de jornalistas pela iniciativa. Também foram identificadas como principais dificuldades a falta de tempo dos especialistas, a intenção em publicar com nome próprio (e não da Wikipedia) e a necessidade de capacitação.

Podemos imaginar o potencial que uma iniciativa dessa teria, se toda administração pública estimulasse de forma continuada seus servidores a contribuir com seu conhecimento para produzir ou melhorar uma enciclopédia aberta para toda a sociedade. Fica esse bom exemplo para refletir.

Portal sobre recursos renováveis:
http://de.wikipedia.org/wiki/Portal:Nachwachsende_Rohstoffe

Imagem da capa: Plantação de algodão