Após processo de revisão do Índice de Dados Abertos, São Paulo recebe nova nota

15 jun de 2017, por OKBR

Compartilhar

Foto de vista aérea da cidade de São Paulo. Céu está azul com poucas nuvens.

Vista aérea da cidade de São Paulo. Foto: Pexels / Pixabay / Creative Commons CC0

No final de abril, a Open Knowledge Brasil (OKBR) e a FGV/DAPP lançaram o Índice de Dados Abertos da cidade de São Paulo (Open Data Index – ODI, em inglês). Ele oferece um parâmetro de referência sobre o estado dos dados abertos nos governos, apresentando essa informação de forma clara, de fácil entendimento e usabilidade.

O ODI avalia o estado da política de dados abertos de cada país ou cidade, levando em consideração todas as suas características: o tipo de dado que é divulgado, os formatos, a facilidade de acesso e a transformação dos dados em informação, entre outras. Ele avalia diversas dimensões, tais como finanças públicas, dados socioeconômicos, legislativos e eleitorais, serviços públicos, informações geolocalizadas e indicadores ambientais.

Após o lançamento e a divulgação do resultado dos índices, a metodologia prevê um mês para que os governos enviem seus feedbacks. No caso da cidade de São Paulo, a Prefeitura cumpriu e enviou sua análise detalhada dentro do prazo. Parte das colocações da Prefeitura implicaram em revisões do índice, por incorporar bases de dados que não haviam sido contempladas no processo de levantamento, enquanto que outras colocações não necessariamente afetaram o escore final da cidade. “O feedback dos governos é muito importante porque permite uma confirmação oficial dos resultados obtidos no levantamento do Índice. A partir do retorno da Prefeitura de São Paulo, os cálculos foram refeitos e a nota da cidade mudou de 75% para 81%”, conta Ariel Kogan, diretor-executivo da OKBR.

“A revisão do índice para São Paulo incorporou fontes alternativas de informação apontadas pela Prefeitura, em especial para o dataset de Propriedade da Terra, que foi o fator que implicou em melhora da performance da cidade” afirma Wagner Oliveira, pesquisador da FGV/DAPP.

Confira, o feedback da Prefeitura de São Paulo, e a resposta que os responsáveis pelo Índice de Dados Abertos (OKBR e FGV DAPP) deram a partir da análise.

Índice de Dados Abertos para outras cidades

Nós, OKBR e FGV/DAPP, decidimos ampliar o índice para outras cidades do Brasil. Para que isso aconteça, estamos mapeando grupos de pessoas e organizações interessadas em realizar o levantamento Índice de Dados Abertos em outras cidades do país. Os candidatos precisam preencher a enquete “Você quer construir o Índice de Dados Abertos da sua cidade?”. A ideia é ampliar a abrangência da pesquisa e, principalmente, conhecer melhor a situação das políticas de transparência e Dados Abertos em outros municípios brasileiros. Uma agenda importante no contexto que vivemos. A pesquisa estará disponível até o dia 30/06.

Carta da OKBR e da FGV/DAPP. (para baixar)
Feedback da Prefeitura de São Paulo (para baixar)