Apresentando Datashades.info, um serviço à Comunidade CKAN

16 out de 2019, por OKBR

Compartilhar

* Texto originalmente publicado no blog da Open Knowledge Foundation, traduzido por Augusto Herrmann

Você usa o CKAN para sustentar um portal de dados abertos? Nesta postagem a convite a Link Digital explica como você pode aproveitar a sua mais nova iniciativa, o Datashades.info.

Datashades.info é uma ferramenta projetada para fornecer insumos para pesquisadores, gestores de portais e a comunidade técnica em geral e apoiar as iniciativas de dados abertos relacionadas a dados hospedados em plataformas com CKAN.

A Link Digital criou o serviço online por meio de alguns lançamentos alfa e considera o datashades.info, agora em beta, como uma iniciativa de longo prazo que eles esperam melhorar com mais funcionalidades em futuros lançamentos.

Especificamente, o Datashades.info fornece um índice acessível ao público de metadados e estatísticas sobre portais de dados com CKAN ao redor do mundo. Para cada portal, algumas estatísticas são agregadas e apresentadas envolvendo número de conjuntos de dados, usuários, organizações e tags de conjuntos de dados. Essas estatísticas dão aos gestores de portais a capacidade de comparar rapidamente o tamanho e o escopo de portais de dados com CKAN para ajudar a informar os seus planos de desenvolvimento. Além disso, para cada portal, a informação sobre plugins instalados é coletada, juntamente com a presença relativa desses plugins em todos os portais do índice. Isso possibilitará aos desenvolvedores do CKAN rapidamente ver quais extensões são as mais populares e em que portais elas estão sendo usadas. Por fim, todos os dados históricos são persistidos e tornados publicamente acessíveis, permitindo a pesquisadores analisar as tendências históricas nos dados de qualquer portal CKAN indexado.

O Datashades.info foi construído para suportar um modelo de indexação baseado em crowdsourcing. Se um visitante pesquisar por um portal CKAN e ele não for encontrado no índice, o sistema irá consultar imediatamente esse portal e tentar gerar na hora uma nova entrada no índice. A agregação das estatísticas de um novo portal no Datashades.info também acontece automaticamente.

Maximize a ferramenta e obtenha informações interessantes com as seguintes funcionalidades:

Dados abertos globalmente acessíveis

Com o Datashades.info, você pode facilmente acessar um índice de metadados e estatísticas sobre portais de dados com CKAN ao redor do mundo. Para fazer isso, simplesmente digite a URL do portal na página inicial e clique em “Search”.


 

Valores integrados de todas as métricas

Depois de entrar com a URL de um portal, o Datashades.info irá carregar as suas informações. Depois de alguns segundos, você será capaz de ver uma relação de dados sobre usuários do portal, conjuntos de dados, recursos, organizações, tags e plugins. Gestores de portais podem ter acesso a estes pela página individual do portal que pode ser encontrada no site.

 

Dados históricos facilmente rastreados

Quer revisitar dados que você explorou anteriormente? A ferramenta também guarda dados antigos em um índice histórico que os utilizadores podem explorar a qualquer momento em qualquer página de portal ou ao clicar “View All Data Portals” na página principal.

 

Crowdsourcing

O Datashades.info usa crowdsourcing para construir o seu índice. Isso significa que os utilizadores podem facilmente adicionar qualquer portal de dados com CKAN que não se encontre no site. Para fazer isso, simplesmente pesquise por um portal que você conhece e ele será automaticamente adicionado ao site e às estatísticas globais.

Como o projeto permanece em um nível beta de maturidade, ele ainda carece de melhorias em muitas áreas. Mas com o feedback contínuo vindo da comunidade CKAN, espere que mais dados e funcionalidades serão adicionados em lançamentos futuros. Por enquanto, dê uma olhada e fique ligado!