Advocacy e Pesquisa

Boletim Capitais ITC2.0 #2: Em ritmo lento, 58% das capitais avançam no Índice

31 jul de 2020, por OKBR

Compartilhar

Entre a primeira e a segunda avaliação, 15 cidades incrementaram nota, mas 14 (54%) ainda têm desempenho abaixo de ‘Bom’
14 cidades (54%) têm nível de transparência insatisfatório, abaixo de ‘Bom’; na primeira rodada de avaliação, há duas semanas, eram 15 (58%). 

Quantidade de cidades com nível ‘Alto’ de transparência dobrou: eram duas, agora são quatro as prefeituras no topo do ranking. 

Apenas nove cidades publicam bases de dados detalhadas (microdados), sendo que 2 de forma completa e 7, parcial.

Informação sobre a infraestrutura de saúde é o principal gargalo no desempenho da gestão municipal: a média geral de atendimento dessa categoria é de  37%, incluindo itens como testes aplicados (44%), testes disponíveis (10%) e ocupação geral de leitos (63%).

O 2º Boletim do Índice de Transparência da Covid-91 nas Capitais mostra que, apesar de metade das capitais apresentarem melhorias na transparência dos dados analisados, o quadro ainda preocupa: 14 cidades (ou 54%) ainda estão nas categorias “Opaco”, “Baixo” ou “Médio” no ranking, uma a menos que na edição da quinzena passada.


INFRAESTRUTURA DE SAÚDE

A principal dificuldade das prefeituras ainda está na divulgação de dados sobre a infraestrutura de saúde, como testagem e ocupação de leitos. De fato, a gestão da rede hospitalar acontece de forma compartilhada com os estados, e nem sempre a informação está integrada. Apenas um quarto das cidades divulga, por exemplo, dados sobre a situação geral da rede hospitalar no município — inclusive para internações provocadas por outras doenças —, enquanto 63% informam a ocupação provocada pela Covid-19. Quanto aos testes, apenas 10% das cidades publicam a quantidade de insumos disponíveis e 44% apresentam o total já aplicado. No gráfico abaixo, percebemos que pouco ou nenhum avanço foi atingido na maior parte das categorias:

Confira abaixo o gráfico de evolução das capitais em cada categoria entre as duas primeiras rodadas de avaliação.

A segunda rodada de avaliações das capitais foi feita a partir dos dados disponíveis entre 29 e 30 de julho.

A próxima avaliação da transparência das capitais está prevista para o dia 13 de agoto. Na semana que vem você confere a terceira rodada de avaliação do ITC-19 2.0 sobre os estados.

Downloads:

#2º Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19 2.0

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br