Advocacy e Pesquisa

Boletim ESTADOS ITC2.0 #2: Dois a cada três estados aprofundam dados da Covid-19

24 jul de 2020, por OKBR

Compartilhar

19 estados (68% dos entes) promoveram melhorias na divulgação de dados e subiram sua pontuação no ranking desde a primeira avaliação do novo ITC-19, há duas semanas.  

A divulgação de dados sobre as etnias da população indígena afetada teve a melhoria mais expressiva: passou a ser feita por 11 entes, ante 4 na primeira rodada — um aumento de 175%.  

A publicação de microdados melhorou, mas ainda há 9 estados que não publicam essa forma detalhada de bases de dados.

A transparência sobre o percentual de profissionais da saúde afetados já é praticada por 79% dos entes.

A segunda rodada de avaliação do novo Índice de Transparência da Covid-19 apresentou um balanço animador: 19 estados avançaram na divulgação de informações, o que representa 64% dos entes avaliados (26 estados, Distrito Federal e governo federal). 

Com a régua mais alta da avaliação, os estados implementaram melhorias na forma como publicam seus dados e no detalhamento de seu conteúdo, com destaque justamente para aspectos sociodemográficos que passaram a ser cobrados pela nova metodologia: população privada de liberdade (publicado por 64%), profissionais de saúde (79%), raça/cor (82%) e etnias indígenas (39%).  Observe a evolução destes itens no gráfico abaixo:


A segunda rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis entre 22 e 23 de julho.

A próxima avaliação da transparência dos estados está prevista para o dia 07 de agosto. Na semana que vem você confere a segunda avaliação do ITC-19 2.0 sobre as capitais brasileiras.

Downloads:

#2º Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19 2.0

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br