Advocacy e Pesquisa

Boletim Estados ITC2.0 #3: Um a cada quatro estados não publica microdados

06 ago de 2020, por OKBR

Compartilhar

Indicador teve melhora de 13% desde a última avaliação, mas ainda é gargalo de transparência; apenas 5 estados publicam base completa

Quantidade de entes que publicam informações sobre as etnias indígenas afetadas cresce 45% e taxa de cumprimento do indicador chega a 57%.

Pouco mais da metade dos estados informa a quantidade de leitos operacionais (57%) e de leitos ocupados (53%) de forma geral — e não somente exclusivos para Covid-19.

46% dos entes incrementaram pontuação desde a última rodada de avaliação, e agora somente um estado (Mato Grosso) está abaixo da categoria “Bom”.

Após a terceira rodada de avaliação do novo Índice de Transparência da Covid-19 resta apenas um ente com desempenho abaixo do nível “Bom”. O estado do Mato Grosso permanece na categoria “Baixo”, apesar de ter incrementado dois pontos desde a análise anterior. Nesta última quinzena, 13 entes (46%) melhoraram sua pontuação.

Mas, quando o quesito avaliado é o grau de detalhamento, a situação dos estados ainda não é tão positiva. As bases de microdados ainda não são publicadas por 7 entes (25%), enquanto 16 (57%) disponibilizam ao menos um detalhamento parcial.

 

Já com relação aos dados de demografia, o avanço mais expressivo se deu entre as informações sobre etnias indígenas afetadas. A quantidade de estados que apresenta esse detalhamento chegou a 16, o que representa uma melhora de 45%. Se essa quantidade for comparada com a da primeira rodada de avaliação, o atendimento quadruplicou: na ocasião, apenas 4 entes atendiam a esse critério. 

 

A terceira rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis em 05 de agosto.

A próxima avaliação da transparência dos estados está prevista para o dia 20 de agosto. Na semana que vem você confere a terceira avaliação do ITC-19 2.0 sobre as capitais brasileiras. Confira abaixo a evolução geral da pontuação dos estados e do governo federal:

 

Acesse:

#3ºBoletim completo do Índice de Transparência Covid-19 2.0.

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br