Advocacy e Pesquisa

Boletim Estados ITC3.0 #01: 3 a cada 4 estados não divulgam taxa de vacinação dos grupos prioritários

17 jun de 2021, por OKBR

Compartilhar

Cobertura vacinal da população é um dos itens avaliados em levantamento inédito da Open Knowledge Brasil na nova fase do Índice de Transparência da Covid-19; oito entes não alcançam o nível mínimo ‘Bom’ no ranking, que agora inclui imunização

→ Cobertura vacinal de grupos prioritários não é divulgada por 20 estados e pelo governo federal; em relação à população geral,  a taxa de vacinação é publicada por apenas 43% dos entes.

Oito dos 28 entes avaliados — estados, Distrito Federal e governo federal — não atingem nível mínimo “Bom” de transparência.

→  Terceira fase do Índice de Transparência da Covid-19 avalia 36 indicadores, incluindo 14 itens relacionados à vacinação; cinco dos oito critérios com menor taxa de cumprimento se referem ao tema.

→ Apenas Sergipe e Pernambuco publicam etnia de pessoas indígenas vacinadas; critério é o menos atendido (7%) entre os itens avaliados nesta fase.

→  Estoque de seringas e agulhas (14%) e a publicação de microdados da vacinação (30%) também estão entre as informações menos divulgadas.

→ Houve retrocesso na publicação de dados sobre testes: em comparação a 2020, 14 entes deixaram de publicar ou passaram a publicar dados parciais sobre testes aplicados e/ou testes disponíveis.

Este é o primeiro boletim da nova fase do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19), que avaliou a transparência de estados e do governo federal e, a partir de julho, avaliará também as capitais. 

Em sua terceira fase, o ITC-19 amplia o número de critérios avaliados, passando a analisar, além da disponibilidade e qualidade de dados epidemiológicos e de infraestrutura de saúde, indicadores sobre a vacinação.

Se no fim da segunda fase do Índice, em dezembro de 2020, todos os estados apresentavam nível mínimo “Bom” de transparência, a exigência de novos indicadores sobre a pandemia traz oito dos 28 entes avaliados — estados, Distrito Federal e governo federal — de volta ao estágio anterior: São Paulo, Tocantins, Roraima, Alagoas, Pará, Maranhão, Piauí e Paraíba obtiveram classificação “Média” de transparência e despontam na parte mais inferior do ranking. 

Por outro lado, entes que já demonstravam bom desempenho na fase anterior figuram nas primeiras posições: Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão, respectivamente, na primeira, terceira e quarta colocação no ranking atual. Outro destaque é o Distrito Federal, que alcançou a segunda posição. Acre, Sergipe e Paraná fecham o grupo de estados que obtiveram classificação “Alta” de transparência.

Quantidade de estados por nível de transparência

 

Transparência da Vacinação

A principal novidade da nova fase do ITC-19 3.0 é a inclusão de dados sobre a imunização no país. Dos 36 critérios do novo índice, 14 estão relacionados ao tema. Os indicadores contemplam detalhamentos demográficos e geográficos, como raça/cor e etnia indígena de pessoas vacinadas, dados sobre o processo de imunização, como quantidades de doses aplicadas, informações sobre grupos prioritários e coberturas vacinais, além de dados de infraestrutura, como a quantidade de doses distribuídas aos entes e a disponibilidade de seringas e agulhas. Além disso, critérios relacionados às dimensões Granularidade e Formato também foram replicados para os dados de vacinação, garantindo assim que esses novos conjuntos de dados avaliados também seguissem os mesmos parâmetros de abertura e publicação exigidos para dados de casos de Covid-19. 

Parte desses novos itens são, também, os maiores gargalos observados na avaliação. Apenas dois estados — Sergipe e Pernambuco — detalham as etnias de populações indígenas vacinadas. Este é o critério com menor taxa de atendimento entre os critérios avaliados (7%). Outro critério pouco atendido é o de disponibilidade de seringas e agulhas (14%).

Da mesma forma que a publicação de microdados de casos foi um dos maiores gargalos ao longo das avaliações do Índice em 2020, chegando à última avaliação do ano como o critério com menor taxa de atendimento, a divulgação de microdados da vacinação pelos estados é mais um dos critérios menos atendidos na nova versão.

A primeira rodada de avaliações de estados e governo federal foi feita a partir dos dados disponíveis entre 08 e 11 de junho. A próxima avaliação do ITC-19 3.0 a ser publicada será sobre as capitais, na segunda quinzena de julho.

Downloads:

Boletim Estados #01 completo do Índice de Transparência Covid-19 3.0.

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br