Escola de Dados

Bolsas gratuitas para o curso Dados 360 em 2021

20 abr de 2021, por Anicely Santos

Compartilhar

Estão abertas as inscrições para bolsas gratuitas na primeira turma de 2021 do curso Dados 360, realizado pela Escola de Dados, o programa educacional da Open Knowledge Brasil. A chamada visa aumentar a diversidade do curso nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero, além de democratizar o acesso ao conhecimento.

O objetivo do curso é apresentar um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área de comunicação. Para participar é preciso ser parte de algum grupo sub-representado na área de comunicação e dados e ter disponibilidade para participar do curso numa jornada de 5 semanas que começa no dia 03 de maio e vai até o dia 05 de junho, com expectativa de dedicação semanal de 4h.

As inscrições para bolsas gratuitas ficarão abertas até o dia 25 de abril. Não enviaremos email de confirmação de inscrição, mas no dia 30 de abril enviaremos uma mensagem para quem tiver a candidatura aprovada.

LEIA OS PRÉ-REQUISITOS ABAIXO E FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

PRÉ-REQUISITOS

  • Ser parte de algum grupo sub-representado na área de comunicação e tecnologia;
  • Ter interesse em atuar com comunicação baseada em dados;
  • Ter disponibilidade de participar do curso integralmente (de 03/05 a 05/06);

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Diversidade de gênero, etária, raça e geografia;
  • Potencial de aplicação e disseminação do conhecimento adquirido no curso.

 

Confira mais detalhes sobre a formação abaixo:

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso ‘Dados 360′, que traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Além de acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas, as pessoas participantes terão aulas ao vivo, orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes, ao longo de 5 semanas, com início em maio.

CARGA HORÁRIA

Total de 20 horas de aulas, sendo 10 horas ao vivo com instrutores, para orientação e realização de exercícios, e 10 horas de aulas em vídeo.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:

  • Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1 hora cada, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas ocorrerão conforme o calendário abaixo e serão disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;
  • Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1 hora, no Zoom, para colocar a mão na massa com atividades práticas, auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
  • Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média. Os vídeos são liberados imediatamente após a confirmação do pagamento da inscrição.
  • Plataformas online: entre 03/05 e 07/06, a equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat online.

Nesta edição, as aulas gravadas de todos os módulos são disponibilizadas logo após a inscrição, de modo que os alunos possam explorar todos os tópicos abordados por mais tempo. Desta forma, assim que o pagamento é confirmado, o participante tem acesso ao conteúdo de todas as semanas.

AULAS E ATIVIDADES AO VIVO

O curso Dados 360 apresenta, além dos vídeos gravados, dois momentos de atividades ao vivo: aulas e exercícios. Utilizaremos softwares e plataformas como o Web Scraper, Flourish, Workbench, DB Browser e o QGIS.

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas quartas-feiras, às 18 horas, e terão 1 hora de duração. Nessa ocasião, os professores irão aprofundar tópicos desenvolvidos em seu módulo de atuação e tirar dúvidas dos alunos.

Os exercícios ao vivo também ocorrerão uma vez por semana: também nas quartas-feiras, às 19 horas, e terão uma hora de duração. Trata-se de um momento para praticar as habilidades práticas e conhecimentos desenvolvidos em cada módulo.

Após a sua realização, todas as aulas e os exercícios ao vivo serão gravados e disponibilizados na plataforma.

CALENDÁRIO

03/05 – Início do curso
05/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 1

10/05 – Início da Semana 2
12/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 2

17/05 – Início da Semana 3
19/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 3

24/05 – Início da Semana 4
26/05 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 4

31/05 – Início da Semana 5
02/06 – 18h às 20h – Aula e exercício ao vivo do Módulo 5