Como foi o ano de 2016 para a OKBR?

21 dez de 2016, por OKBR

Compartilhar

evening-sky-335969_1280

Sem dúvidas, 2016 vai ficar para a história como um dos anos mais turbulentos e intensos dos últimos tempos. Ele foi repleto de eventos que geraram muitas incertezas em relação ao presente e ao futuro da nossa sociedade. Ao mesmo tempo, ofereceram também oportunidades concretas de mudança e aprimoramento na forma em que nos organizamos e tomamos decisões, sendo o conhecimento e as tecnologias livres peças fundamentais desse processo.

Na Open Knowledge Brasil, tivemos mudanças na Diretoria Executiva, no time  e nos Conselhos da organização; de forma colaborativa, realizamos um planejamento estratégico até 2018  – passo fundamental para alinharmos as expectativas em relação aos focos de atuação e metas da Open Knowledge Brasil.

Também definimos e começamos a utilizar o novo espaço de participação e registros da comunidade da Open Knowledge Brasil, que é o DiscussOKBR. O Abdo e o Peter nos ajudaram a construir o manual de funcionamento e uso dessa ferramenta . Convidamos todas e todos a participarem e ocuparem esse espaço.

Graças a uma ideia da Yaso, começamos um ciclo de webinários chamado de “OKBR Webinar Series: conhecimento & informação abertos pelo mundo” com objetivo de promover conhecimento e informação abertos por meio de boas práticas para ampliar e qualificar a discussão sobre o assunto no Brasil. Tudo isso com a colaboração de especialistas no assunto. Neste ano, no dia 6 de dezembro, realizamos o encontro com o empreendedor Bart van Leeuwen.

Neide de Sordi, em Brasília, Ariel Kogan e Thiago Rondon, em São Paulo, ocuparam espaços de participação institucionais na construção dos Planos de Governo Aberto Nacional e Subnacional, respectivamente. A OGP (Open Government Partnership) é um dos processos estratégicos de participação da OKBR.

O Gastos Abertos, projeto coordenado pelo Thiago Rondon, construiu uma nova estratégia de mobilização e atuação para 2017. Em breve, teremos novidades.

Já começamos o levantamento das informações necessárias para a construção do Open Data Index Brasil e Subnacionais (São Paulo e Rio de Janeiro). Isso está sendo possível graças à parceria que fechamos com a FGV-DAPP, que disponibiliza uma equipe super engajada de pesquisadores que estão realizando essa tarefa.

Temos muitas outras novidades para contar em relação aos projetos que estão sendo desenvolvidos e que esperamos desenvolver em 2017. Para que você possa acompanhar o andamento deles, acesse as nossas redes: Blog, Twitter e Facebook.

Agradecemos todas e todos os parceiros que nos acompanham nessa caminhada. Sem dúvidas, o capítulo da Open Knowledge Brasil não existiria sem essas pessoas que, de alguma maneira, com mais ou menos dedicação, participam e contribuem para termos um mundo onde o conhecimento livre esteja cada vez mais presente em todo o nosso cotidiano, tanto no online quanto no offline.

Um excelente 2017 para todos nós!

Time e Conselheiros da Open Knowledge Brasil