Confira a nossa newsletter de dezembro de 2016!

16 dez de 2016, por OKBR

Compartilhar

brasilia

Para que vocês fiquem por dentro da nossa newsletter de dezembro, aqui vai o conteúdo completo.

Se você quer fazer parte do nosso mailing, envie uma mensagem pra gente no Facebook da OKBR com seu e-mail.

>>Notícias

  • Open Knowledge Brasil lança Manifesto para identificação digital no Brasil
    Na quinta-feira (8/12), lançamos o “Manifesto para Identificação Digital no Brasil”!
    Ele é uma carta de princípios que visa assegurar que as iniciativas de Identificação Digital no Brasil assegurem os direitos básicos à privacidade e liberdade de expressão, além de ter, como norte, a segurança e o direito à propriedade dos próprios dados, ainda que estes estejam armazenados em servidores de terceiros. Confira a nota no nosso site para saber mais e fazer parte do processo.

OKBR participa de seminário sobre o Plano de Dados Abertos na Unifesp
Na segunda-feira (7/11), Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, participou do I Seminário sobre o Plano de Dados Abertos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): “Dados abertos: caminho para a democracia, transparência e eficiência da universidade”.

Open Knowledge Brasil divulga apresentação oficial
“Nós, da Open Knowledge Brasil, acreditamos em um mundo onde as informações estão livres e disponíveis para permitir decisões mais conscientes sobre nossas vidas, o que compramos, em quem votamos. Um mundo onde a informação e o conhecimento estão ao alcance de todos”. Inspirados nessas palavras, nós criamos uma nova apresentação da Open Knowledge Brasil.

OKBR participou do evento “O Futuro da Minha Cidade”
Mobilizar a sociedade para ser protagonista no planejamento a longo prazo da cidade, com soluções sustentáveis e inovadoras para os próximos 20 anos.
Essa é a proposta do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, iniciativa da CBIC Brasil, com apoio do Sinduscon-DF. No dia 17/11, a iniciativa foi lançada no auditório do Sinduscon-DF. A Open Knowledge Brasil participou do evento e foi representada por Ariel Kogan, diretor-executivo da organização.

Conselheiras da OKBR participam de Seminário de Inovação em Gestão Pública em São Paulo
No dia 10/11, Anna Livia Arida e Bruna Santos, conselheiras da Open Knowledge Brasil (OKBR), participaram do Seminário de Inovação em Gestão Pública, promovido pela Universidade de Columbia no Brasil, em São Paulo (SP). Elas mediaram as discussões sobre “A emergente reforma do Estado Brasileiro: governança compartilhada na prática” e “Inovação em Políticas Sociais”.

OKBR realiza reuniões em Brasília
Em novembro, Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, esteve em Brasília (DF) para realizar reuniões com autoridades do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), do TSE e da Universidade de Brasília. Ele preparou uma nota contando cada reunião com os seus respectivos encaminhamentos.

– Open Knowledge Brasil realiza ciclo de webinários com especialistas em conhecimento aberto
Em novembro, lançamos a nossa série de webinários chamada de “OKBR Webinar Series: conhecimento & informação abertos pelo mundo”. O primeiro deles aconteceu no dia 6/12, sobre “Dados linkados e prevenção de emergências”, com o empreendedor Bart van Leeuwen.

OKBR realiza reuniões com TSE e Ministério do Planejamento em Brasília
No dia 29/11, Ariel Kogan, diretor-executivo da OKBR, esteve em Brasília (DF) com Thiago Rondon e Neide De Sordi – ambos membros da comunidade da Open Knowledge Brasil. Eles participaram de diversas reuniões com autoridades do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No nosso site, Ariel contou os detalhes das reuniões e seus respectivos encaminhamentos.

>> Artigos

Dados abertos para melhorar a qualidade de vida das pessoas
“A boa qualidade dos próprios dados públicos é um passo fundamental para o progresso nos indicadores econômicos, sociais e ambientais.” Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, fala sobre a importância dos dados abertos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Software livre: tecnologia social para combater desigualdades digitais
“Estamos debatendo agora a intenção de compra de software proprietário em grande volume pelo governo federal, mas vamos debater como essa ação pode auxiliar o ecossistema nacional para promover agilidade e economia através de empreendedorismo e capacitação?”, diz Thiago Rondon, conselheiro da Open Knowledge Brasil. Em seu texto, também publicado no Nexo, Thiago fala sobre software livre nos governos.

Algoritmos ou inteligência artificial podem impactar nossas crenças nas eleições?
“É inegável que o nosso modelo atual de economia e organização social apresenta dificuldades efetivas de participação por falta de ferramentas ou mecanismos para lidar com grande número de pessoas em rede, o que provavelmente nos torna uma sociedade egocêntrica e não orientada em buscar soluções para o ecossistema. De maneira geral, ainda delegamos decisões sobre o ecossistema também para indivíduos.”  Confira o artigo do Thiago Rondon, conselheiro da OKBR, sobre esse tema.

Conheça e faça uso da Lei de Acesso à Informação Pública
“Neste texto, busquei mostrar como é a atual situação dos portais de transparência no Brasil e sobre como podemos mudar esse cenário ao utilizar a LAI”, conta Lucas Ansei, pesquisador do Gastos Abertos da Open Knowledge Brasil e do AppCivico.

>> Assuntos que estão sendo discutidos no DiscussOKBR
O DiscussOKBR é o espaço de discussão oficial da OKBR para sociedade em geral e comunidade OKBR se engajarem nos assuntos que colocamos em pauta. Qualquer pessoa pode também sugerir assuntos por lá. Entre, sugira e participe!

>> Antena OKBR
Nós, da Comunicação da OKBR, estamos organizando fontes interessantes de sites e páginas de Facebook que fazem parte do universo da organização. Quem quiser colaborar, estamos reunindo essas informações neste documento.

>> Acompanhe as contas da OKBR

>> Acompanhe e participe dos canais da OKBR

Facebook
Twitter
Medium
DiscussOKBR
Lista de e-mails
Telegram
Fórum