Confira a nossa newsletter de março de 2017

14 mar de 2017, por OKBR

Compartilhar

 

Para que todos possam acompanhar o que temos feito, destacamos as novidades da Open Knowledge Brasil que compartilhamos por e-mail na nossa newsletter de março,. Falamos de Open Data Day, novas parcerias, apoios e muito mais!

Se você ainda não faz parte do nosso mailing e quer acompanhar o que fazemos, é só preencher este formulário.

>>Notícias

Open Knowledge Brasil apoia diversos eventos no Open Data Day

Para comemorar o Open Data Day, a Open Knowledge Brasil (OKBR) apoiou a realização de alguns eventos em várias cidades brasileiras. Em Maceió (AL), com o Open Data Day Maceió 2017 (ODDMCZ 2017); em Curitiba, com o CodeAcross Curitiba; em São Paulo, com o evento sobre o projeto queriDO.

Gastos Abertos e Transparência Brasil fecham parceria

O projeto Gastos Abertos e a Transparência Brasil fecharam uma parceria para capacitar os líderes do Gastos Abertos com a Lei de Acesso à Informação (LAI)!

CodeAcross Curitiba reúne membros do governo e sociedade civil

Como parte dos eventos do Open Data Day, nos dias 4 e 5 de março, o evento CodeAcross Curitiba – espécie de hackathon cívico – reuniu cidadãos de diferentes áreas (designers, desenvolvedores, estatísticos, servidores públicos, redatores, ativistas, técnicos, entre outros) para participar do censo de dados abertos das centenas de cidades envolvidas em todo o mundo. A realização é do Code for Brazil.


Projeto busca tornar o Diário Oficial mais acessível

No sábado 4/03, às 10h, como parte Open Data Day, os idealizadores do queriDO realizaram um encontro sobre o Diário Oficial no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo. O objetivo principal do encontro foi divulgar o projeto e atrair mais interessados em participar, principalmente programadores e jornalistas (profissionais ou amadores). No site, confira a matéria que fizemos sobre a iniciativa.


OKBR realiza webinário sobre dados abertos e governos locais

No dia 21/02, com Fernanda Campagnucci, a Open Knowledge Brasil realizou o webinário com o tema “Dados abertos e governos locais: como atender às demandas das pessoas com os dados”. Fernanda é jornalista e analista de políticas públicas. “Os dados abertos podem ser traduzidos em problemas e trazer soluções concretas que vão ter impacto na vida dos cidadãos. É onde a política fica mais acessível, mais visível nas ruas e nos corpos das pessoas”, conta. Confira a entrevista que fizemos com ela sobre o tema.


OKBR mobiliza sociedade para assinar Manifesto para Identificação Digital no Brasil

O objetivo do documento é ser uma ferramenta para a sociedade se posicionar em relação à privacidade e à segurança de dados pessoais dos cidadãos; é tornar a identificação digital uma ação segura, justa e transparente. Saiba mais sobre o Manifesto e assine.

Os canais de participação:

 

  • Github para enviar sugestões concretas para a construção do Manifesto

 

  • DiscussOKBR para discussões e reflexões sobre o assunto

 


>> Convite

> Voluntário para transcrição e tradução dos webinários

Ainda estamos em busca de voluntários que possam fazer a transcrição e a tradução dos vídeos dos webinários do “OKBR Webinar Series: conhecimento & informação abertos pelo mundo”.
Precisamos divulgá-los o quanto antes. É a partir desse trabalho voluntário que faremos a edição e divulgaremos em seguida.  

Atualmente, temos os dois vídeos abaixo:
Webinário com Bart van Leeuwen (vídeo começa em 26:11)  

Webinário com Paola Villarreal (vídeo começa em 39:10)

Quem se interessar, é só entrar em contato com Elza ou Ariel por e-mail:
[email protected]
[email protected]

>> Assuntos que estão sendo discutidos no DiscussOKBR

O DiscussOKBR é o espaço de discussão oficial da OKBR para sociedade em geral e comunidade OKBR se engajarem nos assuntos que colocamos em pauta. Qualquer pessoa pode também sugerir assuntos por lá. Entre, sugira e participe!

> Ebook-readers sem imposto no Brasil 

> Voluntário para transcrição e tradução dos webinários 

> Projeto para levar conhecimento científico para as escolas 

> Eleições CGI.Br 2017 

> Manifesto sobre identificação digital no Brasil! 

> Dados do Diário Oficial da União serão publicados em formato aberto  


>> Antena OKBR

Nós, da Comunicação da OKBR, estamos organizando fontes interessantes de sites e páginas de Facebook que fazem parte do universo da organização. Quem quiser colaborar, estamos reunindo essas informações neste documento.

Acompanhe as contas da OKBR

– Cópia extrato bancário

– Balancete

– Posição financeira resumida dos projetos

–  Planilhas detalhadas por projeto

Acompanhe e participe dos canais da OKBR

Facebook 

Twitter 

Medium 

DiscussOKBR

Lista de e-mails

Telegram

Fórum