Confira última aula do curso online sobre dados abertos e orçamento público

10 ago de 2017, por OKBR

Compartilhar

 

A última aula do curso de Capacitação do Projeto Gastos Abertos aconteceu na quarta-feira (02/08), via YouTube, com o seguinte tema: “Como fazer upload de CSVs no OpenSpending Next”. O foco foi ensinar os participantes a utilizarem a plataforma do OpenSpending Next compreendendo mapeamento completo dos CSVs e construção de visualizações.

A primeira aula, sobre a Lei de Acesso à Informação e suas premissas; O que são formatos abertos; O que é o formato CSV e como utilizá-lo, e a segunda aula, sobre Openspending Next e Para Onde Foi o Meu Dinheiro, estão disponíveis online.

O objetivo das três aulas foi capacitar, principalmente técnicos do poder público, em relação ao controle social, leis de transparência e acesso à informação, dados abertos, como disponibilizá-los e também como utilizar as ferramentas já criadas pela Open Knowledge Internacional.

Os responsáveis pela capacitação foram Lucas Ansei, desenvolvedor de software pelo AppCívico e um dos responsáveis pelo projeto Gastos Abertos, e Thiago Rondon, coordenador do projeto Gastos Abertos, criador do AppCívico e conselheiro da Open Knowledge Brasil. Lucas foi quem facilitou as três aulas.

Confira, abaixo, o vídeo da terceira aula do curso de Capacitação do Gastos Abertos: