Inovação Cívica

Conheça o Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR

16 mar de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica

Criado em 2018 no âmbito das atividades da Operação Serenata de Amor, o Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica é um dos três eixos de atuação da Open Knowledge Brasil, junto à Escola de Dados e ao Programa de Advocacy e Pesquisa.

Utilizando tecnologias abertas para promover o controle social por meio do engajamento cívico, o Programa busca fomentar a participação ativa da sociedade brasileira no processo político. Atualmente, a equipe se dedica a desenvolver o projeto Querido Diário, uma plataforma que irá integrar os diários oficiais municipais brasileiros dando acesso aberto ao conteúdo das publicações e possibilitando o cruzamento de informações para facilitar a fiscalização do poder público na esfera em que as decisões afetam mais diretamente a vida dos cidadãos.

Para ampliar o alcance das atividades do Programa, a equipe também conta com a atuação da rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica, um time de voluntários dos mais diversos perfis espalhados pelo Brasil que contribuem com discussões relevantes e organizam eventos que levam os temas para o nível local.

Além disso, fazem parte das iniciativa lideradas ou integradas por este eixo os projetos Perfil Político, Parlametria, Vítimas da Intolerância, Queremos Saber e Justa.

Todos os projetos disponibilizam seus códigos fonte e utilizam ferramentas open source desde a concepção. Dessa forma, o Programa mantém a transparência de suas atividades e fomenta a contribuição direta da comunidade de tecnologia brasileira.