Advocacy e Pesquisa

Coronavírus #2: metade dos estados melhora em transparência

09 abr de 2020, por OKBR

Compartilhar

Segunda edição da avaliação da Open Knowledge Brasil mostra que, nos últimos sete dias, 15 estados e o governo federal passaram a publicar mais dados; apesar do incremento, 78% ainda não publicam informações suficientes para monitorar a Covid-19

→ 78% dos entes avaliados, incluindo estados e governo federal, ainda não publicam informações suficientes para monitorar a pandemia; a taxa na avaliação anterior era de 90%.
→ 7 estados seguem com nível “Opaco” (0 a 19 pontos); na avaliação anterior, eram 11 nessa condição.
→ Apenas um estado publica a quantidade de testes disponíveis: Amazonas. O governo federal passou a publicar em painel a quantidade de kits de teste distribuídos por estado.
→ O número de estados que publicam dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (indicador que ajuda a identificar casos e estimar a subnotificação) mais que dobrou: de 4 para 10.
→ O número de estados que publicam a quantidade de testes já aplicados aumentou em 60% – de 13 para 21.

Em apenas uma semana, metade dos estados melhorou de alguma forma a disponibilização de dados sobre a pandemia, seja criando novas maneiras de acesso ou incrementando os meios já disponíveis.

“A rápida resposta dos estados reforça a importância da definição de parâmetros de qualidade de dados para que os gestores possam orientar suas equipes”, avalia Camille Moura, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR. Saiba detalhes da avaliação no #2 boletim do Índice de Transparência da Covid-19.

Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior. A segunda rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na manhã de 9 de abril.

A 3ª avaliação está prevista para o próximo dia 16.

Downloads:

#2 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br