Advocacy e Pesquisa

Coronavírus #3: 78% dos estados ainda não divulgam taxa de ocupação de leitos

16 abr de 2020, por OKBR

Compartilhar

À medida que a pandemia avança, necessidade de informação sobre a capacidade hospitalar dos estados se torna mais crítica; quantidade de testes disponíveis também é gargalo de transparência para 86% dos entes

Apenas PI e CE divulgam a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI em suas redes, e MA, ES, PR e RS informam quantidade de internações em leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.
Testes disponíveis são informados apenas por ES, PR, PE e governo federal.
64% dos estados ainda não publicam informação suficiente (nível “Bom” ou “Alto” no ranking); taxa era de 90% na primeira avaliação.
Painéis de acompanhamento diário já foram implementados em 64% dos entes avaliados.
Qualidade dos dados é um desafio: 11 dos 28 entes disponibilizam alguma forma de download; apenas 5 estados apresentam base detalhada (microdados). 


O avanço da pandemia de Covid-19 pelo país põe em cheque a capacidade da rede pública de saúde de lidar com a crise. Contudo, as pessoas que se perguntarem se a
quantidade de leitos disponíveis é suficiente para receber os pacientes que necessitam de internação ficarão sem resposta em 78% dos estados brasileiros.  É o que revelam os dados consultados neste boletim, consultados durante a noite da última quarta-feira (15/4).

Este é um indicador complexo, pois exige a integração de diferentes sistemas e um fluxo de gestão da informação que não necessariamente existia antes da epidemia. “A preocupação permanente com transparência ajuda, pois impulsiona essas melhorias de gestão. Estados que já haviam se preparado antes para exibir esses indicadores ao público ao menos para os hospitais de sua rede, como o estado do Ceará com a plataforma IntegraSus, saíram na frente nesse quesito”, avalia Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.

Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior. A segunda rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na manhã de 16 de abril.

A 4ª avaliação está prevista para o próximo dia 23.

Downloads:

#3 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br