Advocacy e Pesquisa

Coronavírus#10: Em dois meses, triplica índice médio de transparência dos dados da Covid-19

04 jun de 2020, por OKBR

Compartilhar

Evolução de estados e governo federal foi acompanhada semanalmente pela Open Knowledge Brasil desde 3 de abril; pontuação média passou de 29 a 84 pontos.

Nesta décima edição do Boletim do ITC-19, balanço mostra evolução dos entes por categoria.
→ Avanços foram mais expressivos no formato de publicação; itens importantes como ocupação de leitos e testes disponíveis ainda têm baixa taxa de cumprimento.
→ Quatro estados (BA, RO, MT e AM) ainda estão com nível “Médio” de transparência (de 40 a 59 pontos).
→ SP e RJ, embora concentrem grande parte dos casos confirmados e óbitos por Covid-19, estagnaram no nível “Bom” desde a 2ª avaliação.


No 10º Boletim do Índice de Transparência da Covid-19, fazemos um balanço destes dois meses de avaliação, durante os quais
 exploramos a indisponibilidade de microdados, analisamos a abertura de dados por regiões, discutimos a importância dos planos de retomada das atividades baseados em dados transparentes, expusemos informações oficiais conflitantes, e, principalmente, detectamos alguns dos maiores gargalos para enfrentarmos a pandemia: a falta de dados qualificados sobre ocupação de leitos e testes, aspectos indispensáveis para a elaboração de políticas públicas eficazes.

De forma geral, foi possível observar a ampliação da disponibilidade das informações que compõem o índice. Entre os itens na dimensão de Conteúdo, aqueles que mais evoluíram (observe no gráfico abaixo) dizem respeito ao perfil da população atingida pela covid-19: idade, sexo, comorbidades e evolução do atendimento. Apesar do avanço, a divulgação de indicadores sobre a infraestrutura de saúde ainda não é satisfatória.  

Os itens de Granularidade e Formato, por sua vez partiram de um patamar baixo, mas tiveram significativa evolução. O requisito “Visualização”, que avalia a existência de painéis informativos, foi cumprido por quase todos os entes. Já o item “Microdados”, importante para análises independentes, tem uma taxa de cumprimento de apenas 71%. O gráfico abaixo mostra a evolução de cada um dos tópicos.

A décima rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na noite de 03 de junho. Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com o início da avaliação:

Downloads:

#10 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br