Advocacy e Pesquisa

Coronavírus#11: Após retrocessos, governo federal volta a abrir dados da Covid-19

12 jun de 2020, por OKBR

Compartilhar

Grave recuo na transparência no nível federal no fim da semana passada gerou forte reação da sociedade e fez governo voltar a publicar informações; divulgação dos estados não foi afetada

Com retirada de dados do ar, governo federal teria 24 pontos no ranking, nível inferior ao que tinha no início da avaliação, em 3 de abril, com 36 pontos. 
→ Temor de que estados pudessem recuar na transparência após ação do governo federal não se confirmou; nesta semana, alguns estados perderam pontos por falta de atualização.
→ Apenas 3 estados estão abaixo de “Bom” no ranking (RO, MT e BA), o que representa 11% dos entes. Índice era de 90% na primeira avaliação.
→ Divulgação de testes disponíveis avançou; 64% dos estados divulgam essa informação (contra 4% no início da avaliação).


O 11º Boletim do Índice de Transparência da Covid-19 aborda as idas e vindas da transparência dos dados da  Covid-19 pelo governo federal. 
Caso mantivesse a decisão de divulgar apenas casos novos e de retirar do ar bases de dados com série histórica, como feito no final de semana, sua nota cairia para 24 pontos, nível inferior aos 36 pontos detectados no início da avaliação, em 3 de abril. Após forte reação de diversos setores da sociedade, o governo federal recuou da decisão e passou a publicar microdados de ambos os sistemas de monitoramento da Covid-19 (eSUS Notifica e Sivep-Gripe).

A trajetória do governo federal na abertura de dados da pandemia é repleta de oscilações. Ainda hoje, a União é um dos entes que mais dispersam informações sobre Covid-19 em plataformas diferentes, incluindo hotsites, painéis e formatos de publicação, o que gera problemas de consistência entre todas elas. Com o descompasso nas atualizações, é comum que pessoas interessadas em produzir análises sobre o tema enfrentem dificuldades para identificar qual estatística é a mais atual, prejudicando seus trabalhos. 

A décima primeira rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na noite de 10 de junho. Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com o início da avaliação:

A próxima avaliação está prevista para o dia 18 de junho.

Downloads:

#11 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br