Advocacy e Pesquisa

Coronavírus#8: Quase metade dos estados apresenta dados conflitantes sobre a Covid-19

21 maio de 2020, por OKBR

Compartilhar

Entes apresentam divergências de dados nos seus diferentes meios de publicação; discrepâncias ocorrem tanto entre fontes estaduais, como entre estaduais e federais.

21% dos estados ainda ocupam as posições abaixo de “Bom”. Na primeira avaliação, 90% estavam nessa condição. 
Quantidade de estados que publica microdados completos subiu: agora, são 16. Faltam: AM, BA, MA, MT, MS, PB, PI, RS, RR, SE, SP e TO.
Taxa de publicação de dados sobre testes disponíveis passou de 39% a 54%. 
Estados chegam à marca de ‘100’ pontos pela primeira vez. Ceará, Goiás e Minas Gerais dividem a primeira posição do ranking.
→ Apenas 6 estados divulgam taxa de ocupação de leitos de toda sua rede hospitalar. Outros 18 estados divulgam leitos exclusivos para Covid-19.  
→ Três estados não divulgam qualquer informação sobre ocupação de leitos: MS, RJ e TO. Governo federal também não dispõe desses dados.


A 8ª edição do boletim do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) alerta para um obstáculo bastante crítico para quem deseja se informar sobre a pandemia: dados de fontes oficiais conflitantes. Conforme os governos criam diferentes meios para informar melhor a população, a atualização coesa dessas plataformas tem representado um desafio mesmo para os entes que ocupam as primeiras posições do ranking. O descompasso entre as informações divulgadas ocorre em painéis e boletins, ou mesmo entre as fontes estaduais e os dados publicados pelo governo federal. 

Como nem todos os documentos e plataformas incluem datas de atualização de forma explícita, nem sempre é possível inferir que as discrepâncias sejam por desatualização de uma publicação em relação à outra. O 8º Boletim traz uma tabela detalhando os tipos de conflitos encontradosAlém dos conflitos, 12 estados ainda não publicam os microdados de seus casos, formato ideal para o acompanhamento. E apenas 6 divulgam a ocupação de toda a rede hospitalar. Por outro lado, CE, GO e MG atingiram o nível máximo de transparência medido pela nossa avaliação.

Confira a quantidade de estados que divulgam microdados atualmente: hoje, 12 deles ainda não disponibilizam os casos detalhados. No início da avaliação, eram 84%.  Veja o cenário atual no mapa abaixo:


Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior. A oitava rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na noite de 20 de maio.

A 9ª avaliação sai no dia 28 de maio.

Downloads:

#8 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br