Advocacy e Pesquisa

Coronavírus#9: Dez estados anunciaram retomada sem divulgar situação geral dos leitos

29 maio de 2020, por OKBR

Compartilhar

Indicador-chave para tomada de decisão sobre reabertura econômica, ocupação de leitos de toda a rede é divulgada por apenas cinco dos 15 estados que já anunciaram medidas para reabertura; quantidade de testes é publicada por dez dos 15.

→ Além de testes disponíveis e ocupação de leitos, monitoramento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é importante para avaliar retomada
→ 14% dos estados avaliados ainda está abaixo do nível “Bom” do Índice de Transparência da Covid-19. No início da avaliação, taxa era de 90%.
→ 17 entes (61%) divulgam microdados de casos; ainda faltam: AM, BA, PI, RS, RR, SP e TO. Outros estados divulgam apenas para óbitos: MA, MT, PB e SE
→ Quase todos os entes (96%) possuem painel de visualização dos casos. Em 3 de abril, taxa era de 32%. Somente MT ainda não possui a ferramenta.  


As medidas para flexibilização da quarentena e retomada da economia são o tema de discussão da
9ª edição do boletim do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19). A partir do levantamento das manifestações oficiais de representantes de governos estaduais para imprensa regional e nacional, ao menos 15 estados já iniciaram ou já definiram as datas de seus processos de reabertura das atividades. 

No entanto, a legítima preocupação com a economia nem sempre traz consigo a abertura dos dados que fundamentam os planos para sua retomada. Dos 15, apenas cinco divulgam em suas páginas oficiais a taxa de ocupação de leitos de toda a rede de saúde, enquanto dez divulgam a quantidade de testes disponíveis no estado. 

Outras informações que ajudam a avaliar o cenário para reabertura são os dados de testes disponíveis e aplicados, que evidenciam a capacidade das redes de Saúde para diagnosticar os casos, e os dados sobre outras doenças respiratórias, como as demais Síndromes Respiratórias Agudas Graves e as Síndromes Gripais. Sem monitorá-las, os processos de reabertura podem dar azo à novos surtos de contaminação.

Todas elas são discutidas no nosso 9º Boletim, que traz uma tabela detalhando as informações. Abaixo você confere alguns dos dados presentes na análise desta semana, como a

Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior. A nona rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na noite de 27 de maio.

A 10ª avaliação está prevista para o dia 04 de junho.

Downloads:

#9 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br