Dialogando: enriquecendo o debate eleitoral brasileiro

20 ago de 2014, por OKBR

Compartilhar

As eleições se aproximam e chega o momento de se informar sobre as propostas daqueles que serão grandes responsáveis pelos rumos do país nos próximos quatro anos. Para além das questões tradicionais, o uso crescente da Internet traz novas possibilidades e desafios para os brasileiros: Como garantir a proteção de dados pessoais na rede? Que desafios enfrenta hoje a liberdade de expressão? Como usar as novas tecnologias para aumentar a transparência governamental?

Pensando nisso, a Open Knowledge Brasil desenvolveu o Dialogando, um projeto que busca enriquecer o debate eleitoral nessas questões cada vez mais importantes para nossa sociedade. Trata-se de uma plataforma online na qual os candidatos e candidatas poderão divulgar sua opinião e propostas em três temas-chave para a democracia: transparência pública, liberdade de expressão e privacidade. Com isso, cidadãos e cidadãs poderão decidir seu voto de forma consciente e monitorar a atuação dos candidatos eleitos.

Reunião da equipe do projeto Dialogando: Tom, Edgar, Ruan (no computador), Jamila e Heloisa

Reunião da equipe do projeto Dialogando: Tom, Edgar, Ruan (no computador), Jamila e Heloisa

A iniciativa tem o apoio da campanha Web We Want da World Wide Web Foundation, organização que busca proteger o futuro da web garantindo a livre circulação de ideias e conhecimento.

Como funciona

Neste momento, os candidatos e candidatas do estado de São Paulo aos cargos de deputados (federais e estaduais), senadores e suplentes, governador e todos os que disputam a presidência estão sendo convidados a acessar um formulário online e a responder nove perguntas sobre sua atuação, propostas e visões sobre privacidade, transparência e liberdade de expressão.

As respostas ficarão disponíveis no site http://dialogando.org junto com uma ficha com informações básicas sobre cada um. O site também trará tabelas comparativas com as diversas posições e todos dados coletados também serão disponibilizados de forma aberta para download.

Participe!

Se você gostaria de ver as propostas do seu candidato ou candidata sobre essas questões tão importantes, convide-o a participar enviando suas respostas! Basta escrever para [email protected] ou [email protected] enviando os dados do seu candidato e nós entraremos em contato com ele.

Saiba mais:

Unesp: Projeto Dialogando enriquece o debate eleitoral brasileiro