‘Dobrando a aposta’ em 2020: por governos mais abertos e uma sociedade mais empoderada pelo conhecimento livre

22 jan de 2020, por Fernanda Campagnucci

Compartilhar

Para nós, da Open Knowledge Brasil, o ano de 2020 é tempo de “dobrar a aposta”. Com a ajuda de nossa rede comprometida com o conhecimento livre, é tempo de intensificar as ações por políticas de abertura de governos pelo país, pelo investimento na ciência e pelo fortalecimento das instituições democráticas e das organizações da sociedade civil.

Convidamos você a atuar junto com nossa rede – vamos fazê-la crescer! Continuaremos a usar o poder das evidências, dos dados e das tecnologias abertas e colaborativas para a defesa e a garantia de direitos. Meio ambiente, segurança pública, educação, cultura e direitos humanos são áreas prioritárias de atuação.

Este é um ano de eleições municipais. Além do desafio de garantir um ambiente democrático e plural, com transparência e acesso a informação qualificada sobre os candidatos e suas propostas pelo país, convocaremos nossa rede a pautar a agenda da abertura institucional. Hoje a maior parte dos órgãos públicos municipais não possui portais de dados abertos e não segue políticas para catalogar suas bases de dados e abri-las de acordo com as demandas da população.

As tecnologias avançam, e é preciso também avançar nossa compreensão sobre elas – accountability da inteligência artificial, privacidade e proteção de dados pessoais são temas que devem estar na ordem do dia. Nosso programa de Advocacy e Pesquisa deve aprofundar e disseminar conhecimento sobre eles. Não deixe de assinar gratuitamente o Semanário da OKBR e acompanhar a curadoria de notícias e artigos sobre esses e outros temas fundamentais ao longo do ano.

A Escola de Dados segue ampliando sua rede e seu impacto no Brasil. Para 2020, prepara novidades: novas turmas e tutoriais de dados, uma rede de instrutores pelo país e uma primeira edição regional do Coda, a Conferência de Dados e Métodos Digitais (fique de olho!). O já tradicional Coda.Br também acontece no final do ano em São Paulo, junto com a 2ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Faça parte do Programa de Membros para ter acesso a benefícios e ajudar a manter todas essas atividades.

Por fim, 2020 também promete ser um ano vibrante para o Programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica. Lançada no fim do ano passado, a rede de mais de 80 pessoas Embaixadoras já começou a organizar atividades pelo país e deve abrir mais um chamado à participação no segundo semestre. A Operação Serenata de Amor, o Justa, o Parlametria e o Perfil Político terão várias novidades ao longo do ano. E não terminaremos 2020 sem abrir a maior quantidade possível de diários oficiais pelo Brasil, com o projeto Querido Diário!

Junte-se a nós para dobrar esta aposta: 2020 vai ser o ano em que a sociedade vai se empoderar para o uso de dados e de evidências e vai levantar ainda mais a bandeira pela abertura de governos e pelo conhecimento livre.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva