Em homenagem à memória do membro da Open Knowledge Subhajit Ganguly

28 abr de 2015, por OKBR

Compartilhar

Post traduzido do original publicado no Open Knowledge Blog.

É com grande tristeza que soubemos que Subhajit Ganguly, um Embaixador Open Knowledge na Índia e uma liderança na comunidade de toda a região, faleceu de repente e de forma trágica.Subhajit-Ganguly-

Após um curto período doente, Subhajit Ganguly, de apenas 30 anos, faleceu na manhã do dia 7 de abril, em um hospital da sua cidade natal Kolkata, na Índia. A partida dele veio como um choque para sua família e pessoas próximas, assim como para os colegas e conhecidos nas comunidades de conhecimento livre e dados abertos.

Subhajit era conhecido por ser um defensor implacável da justiça e igualdade, e forte proponente e construtor de comunidade em torno de assuntos como dados abertos, ciência aberta e educação aberta, áreas às quais ele dedicava boa parte do seu tempo profissional e pessoal. Mais recentemente, ele foi o principal catalisador e organizador do Open Data Summit Índia e contribuiu com sucesso como líder do projeto Indian Local City Census, assim como fornecedor e revisor de datasets do Índice de Dados Abertos Global, um projeto baseado na comunidade que compara a abertura de conjuntos de dados no mundo para assegurar outra questão importante para ele: transparência e responsabilidade política.

Ele também foi fundamental na construção do Grupo Local da Open Knowledge Índia pelos dois últimos anos, ao mesmo tempo em que era voluntário na coordenação de outros grupos e iniciativas no cenário de dados abertos. No último verão, ele participou do Festival Open Knowledge em Berlim para se juntar a outros líderes da comunidade e planeja o futuro do conhecimento livre e dos dados abertos na Índia, regionalmente no AsiaPAC e também globalmente.

subhajit

Desde que a notícia se espalhou pelo mundo, nos últimos dias, mensagens e elogios dos líderes e membros da comunidade ao trabalho e à pessoa de Subhajit têm chegado, de perto e de longe. Sua ausência será imensamente sentida e nos unimos às muitas vozes no planeta lamentando essa perda.

Nossos pensamentos e condolências para a família e pessoas próximas. Esperamos que o trabalho e a visão dele continuem a se destacar como um exemplo significativo a ser seguido pelo mundo. Que ele descanse em paz. Obrigado por tudo.