Escola de Cidadania recebe apresentação sobre Gastos Abertos

19 set de 2016, por OKBR

Compartilhar

gastos-abertos

Thiago Rondon durante a apresentação na Escola de Cidadania. Foto: Divulgação / Open Knowledge Brasil.

No dia 2/09, Thiago Rondon, coordenador do Gastos Abertos e conselheiro consultivo da Open Knowledge Brasil, apresentou o projeto na Escola de Cidadania da Zona Leste “Pedro Yamaguchi Ferreira”, no bairro Ermelino Matarazzo, em São Paulo (SP). No encontro, além do Gastos Abertos, Thiago mostrou o site “Para Onde Foi o Meu Dinheiro?”, destacando a dificuldade de interpretar os dados de execução orçamentária. Aproximadamente 150 pessoas estavam no local.

“O objetivo do encontro foi fazer uma provocação e mostrar que estas informações estão acessíveis para a população. Todos podem requisitá-las por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) ou pelos sites de transparência do município”, conta Thiago.

Segundo Rondon, a grande maioria das pessoas está preocupada com o uso do dinheiro público, mas ainda falta conhecimento de como compreender a execução orçamentária e como participar deste processo. “Faltam ainda dispositivos e dinâmicas para que isto ocorra”, completa.

Sobre o Projeto Gastos Abertos

O objetivo é acompanhar todas transações financeiras de empresas e governos nas três esferas do Brasil e apresentá-las de formas úteis e interessantes, de forma acessível para todos.