Escola de Dados, Advocacy e Pesquisa

Escola de Dados realiza primeiro curso de dados para advocacy

18 fev de 2020, por OKBR

Compartilhar

A Escola de Dados da Open Knowledge Brasil realizou sua primeira formação de 2020 – e também a primeira voltada para organizações da sociedade civil. Com o título “Dados e Advocacy: por onde começar?”, a capacitação, realizada em 6 de fevereiro, apresentou a mais de 40 representantes do terceiro setor a importância de incorporar o uso estratégico dos dados em suas gestões e ações.

Durante a formação, os participantes puderam compreender conceitos fundamentais de uso dos dados para articular sua influência na formulação e manutenção de políticas públicas no Brasil – o advocacy, como dados abertos/big data, fluxo de trabalho com dados e o uso da Lei de Acesso à Informação.

Na sequência, houve um momento “mão na massa”, com o uso da plataforma Parlametria.org e suas ferramentas, Perfil Parlamentar e Leg.go. Parte do público-alvo do Parlametria é justamente a sociedade civil, que pode utilizar os dados públicos da Câmara dos Deputados e do Senado para compreender quem são e como votam os representantes federais no Legislativo e, a partir disso, planejar suas práticas para a defesa de pautas sociais de maneira mais eficiente.

Ao todo, foram 4 horas dedicadas a entender o uso de dados para advocacy e aprender uma maneira de aplicação prática do aprendizado. A Escola pretende incorporar o tema em seu cardápio de cursos regulares. Saiba mais sobre a Escola e veja como requisitar um curso sob demanda aqui.