#EuVoto: cidadãos paulistanos podem “votar” em projetos de lei

03 mar de 2015, por OKBR

Compartilhar

20150303145302 Os cidadãos paulistanos agora contam com uma nova ferramenta de participação em decisões do legislativo municipal. A plataforma virtual #EuVoto, iniciativa da Open Knowledge Brasil em parceria com a Fundação Avina, que permite à população votar em projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal foi lançada na última segunda-feira (02), em dois eventos no Palácio Anchieta.

20150303145306

O coordenador do projeto, Ariel Kogan, apresentou a ferramenta na Segunda Paulistana: o que precisamos aprender com a crise hídrica, organizada pelo vereador Ricardo Young e seu gabinete e no Cidades Sustentáveis – Como evitar que São Paulo e outras grandes cidades sofram colapsos hídricos e de energia e o desafio de criar uma metrópole sustentável organizado pelo Vereador José Police Neto.

Captura de Tela 2015-03-03 às 19.57.04Para a primeira fase do #EuVoto, as pessoas podem opinar em quatro projetos relacionados à gestão do eficiente da água na cidade. Cada projeto é descrito em linguagem acessível e e explicado em vídeo. Para participar, basta acessar EuVoto.org e a partir daí, dizer “Sim”, “Não” ou se abster de opinião sobre as pautas colocadas. É tão simples quanto usar o “curtir” nas redes sociais. É importante que cada vez mais pessoas participem, compartilhem, votem e discutam os projetos em questão no #EuVoto. No futuro, outros temas também entrarão na plataforma como mobilidade, educação, uso de espaços públicos, cultura e meio ambiente.

Captura de Tela 2015-03-03 às 19.59.17

“As instituições que a gente conhece hoje estão usando tecnologia do século XV. Só que hoje temos a Internet. A internet, como a prensa no século XV, já provocou a mudança no âmbito da cultura, a mudança na economia e a última esfera que falta se adequar é a política. O #EuVoto é uma ferramenta que faz parte de um ecossistema que busca dar mais participação e aproximar o cidadão das decisões das instituições públicas”, afirmou Ariel Kogan. O projeto usa a plataforma DemocraciaOS, um software livre criado na Argentina e que já está presente em cidades da Argentina, do México, da Ucrânia, da Finlândia, da Espanha e dos Estados Unidos.

Queremos nosso lugar à mesa

No último TED Global, em outubro de 2014, uma das idealizadoras do do DemocraciaOS Pia Mancini explicou a necessidade atual de uma ferramenta como essa. O vídeo está próximo de um milhão de visualizações.