Evento discute iniciativa para construir de maneira participativa o futuro de Brasília

16 nov de 2016, por OKBR

Compartilhar

brasilia-creative-commons

Brasília. Foto: Creative Commons.

Mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão da cidade, com soluções sustentáveis e inovadoras para os próximos 20 anos. Essa é a proposta do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). No dia 17 de novembro, às 18h, a iniciativa será lançada no auditório do Sinduscon-DF.

A ideia é sensibilizar as principais lideranças locais mostrando que é possível uma parceria entre a sociedade e o governo local, onde o projeto é apresentado, de forma a assegurar o crescimento da cidade com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os idealizadores do projeto pretendem sensibilizar a comunidade para o desenvolvimento do projeto em Brasília. “O Futuro da Minha Cidade” é coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Lideranças comunitárias e empresariais, representantes de associações de classe, instituições de ensino superior, organizações não-governamentais, formadores de opinião fazem parte do grupo de pessoas convidadas a participar do evento de lançamento do projeto. A Open Knowledge Brasil vai participar do evento e será representada por Ariel Kogan, diretor-executivo da organização.

“É uma honra poder participar e contribuir com um movimento tão relevante e transformador. A iniciativa ‘O Futuro da Minha Cidade’ apresenta um caminho concreto para pensarmos e construirmos uma governança urbana mais alinhada com os principais desafios do século XXI. A era da informação e uma sociedade que opera em rede demandam novos arranjos institucionais e democráticos para construir nossas cidades, onde todos os habitantes tenham a possibilidade efetiva de participar e decidir nas decisões que definem o rumo do desenvolvimento e futuro da sua cidade”, conta Ariel.

O evento conta com a consultoria do prefeito de Maringá, Silvio Barros, e também com a participação do Renato Correia, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). Segundo Renato Correia, o projeto O Futuro da Minha Cidade “certamente mudará para melhor a qualidade de vida das cidades onde for implementado e também a competitividade, pois estimulará a ampla participação da sociedade no planejamento de longo prazo e na implementação dos projetos estruturantes”.

Como você quer sua cidade daqui a 20 anos?

A provocação convida a uma reflexão dos participantes que devem também ser parte interessada e que serão provavelmente afetados pelo resultado de um eventual crescimento desordenado pelas próximas décadas. O encontro em Brasília tem o objetivo de reunir o maior número de pessoas que possam contribuir com o processo dedicando seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

O projeto propõe que a sociedade esteja mobilizada para assumir o papel de protagonista na gestão da cidade, encaminhando soluções inovadoras para a sustentabilidade urbana. A principal característica é a participação voluntária de pessoas interessadas na gestão da sua cidade, com uma visão de planejar o futuro. A intenção é planejar e formar alianças, harmonizando ações locais de iniciativa da sociedade e o trabalho do poder público.

Lançamento do Projeto “O Futuro da Minha Cidade”
Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Auditório do Sinduscon-DF (SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 – 3º andar)