Fazendo uma camiseta da OKFn em estêncil

10 abr de 2012, por OKBR

Compartilhar


É muito simples fazer uma camiseta em estêncil e fizemos uma com o logo da Open Knowledge Foundation enquanto não temos temos a loja no Brasil. É necessário o seguinte material, todos eles encontrados numa boa papelaria:

Esponja e tinta para tecido

Esponja e tinta para tecido

  • Camiseta
  • Tinta especial para tecido (foto ao lado)
  • Esponja  (foto à direita)
  • Jornal para forrar dentro da camiseta
  • Folha de acetato, fotolito, radiografia, ou qualquer plástico grosso
  • Estilete bem afiado
  • Fita adesiva
Imprima num adesivo ou num papel branco o logo da OKFn. Você colará no plástico grosso a parte preta do logo, que servirá como suporte para cortar o plástico com o estilete. Veja a sequência de fotos abaixo para a etapa de preparação da moldura que será colocada em cima da camiseta para depois pintar com a esponja e a tinta de tecido.

Preparando adesivo para colar na moldura.

Recortando a moldura.

Moldura com logo da OKFn.

Agora é preciso colar a moldura na camiseta com fita adesiva. Você pode usar um CD como referência para media a distância do topo do logo até a gola. Preencha a camiseta com jornal por dentro, pois a tinta irá atravessar o tecido. Note que o logo faz um buraco moldura, então você terá que prender as partes centrais com tirinhas finas de adesivo, mas depois você terá que trocar o local das tirar para a pintura ficar uniforme.

Colando a moldura na camiseta - topo a um CD de distância da gola.

Cobrindo de tinta dando leves toques com a esponja molhada na tinta.

Primeira camada de tinta terminada. Faça outras até achar que está escuro o suficiente.

Vá cobrindo toda parte com buraco com cuidado, molhando a esponja tinha colocada num pratinho (essa tinta não é tóxica, pode usá-la num prato da cozinha) e dando leves toques com a esponja até cobrir todo o logo.

O resultado da camiseta será como o abaixo. Fizemos duas pequenas tiras verde e amarela, que você também pode fazer usando a moldura e seguindo o mesmo procedimento do logo, dando um pequeno toque brasileiro a essa camiseta da OKFn Brasil em estêncil.

Camiseta em estêncil da Open Knowledge Foundation Brasil