Fullstackers, meetup sobre aplicativos cívicos no Google

09 dez de 2015, por OKBR

Compartilhar

Há algum tempo já penso em construir um evento diferente para desenvolvimento de aplicativos cívicos com uma dinâmica e envolvimento de pessoas que realmente estão trabalhando no dia-a-dia no contexto cívico e desenvolvedores que buscam desafios tecnológicos.

fullstackers

Pois bem, acredito que teremos um meetup bem interessante no próximo dia 27 de fevereiro na sede do Google, com ajuda de diversas pessoas acredito que vamos fazer algo bacana e aproximar ativistas e desenvolvedores de uma maneira construtiva e levando em conta o que cada um busca.

O objetivo é juntar pessoas que possam construir aplicações úteis e bacanas com tecnologias novas, e além disto esperamos que alguns aplicativos ganhem vida através de um direcionamento especifico.

A primeira parte do evento é destinado na apresentação de aplicativos cívicos já existentes, APIs públicas para consumo, dados abertos disponível e etc, estas informações devem ser apresentadas por ONGs, servidores públicos ou empresas.

Na segunda parte, o objetivo é ter apresentações com temas técnicos como mapas, analytics, containers, mobile, UX/UI, e por aí vaí.

Na terceira parte do evento será o mais interessante e diferente. Mão na massa, porém, não é com código e sim com planejamento. A ideia é escrever projetos através de wireframes, especificações técnicas e validar tudo isto com uma equipe de apoio técnico e os agentes que apresentaram na primeira parte do evento.

O objetivo do evento é ter projetos documentados, do que se pode fazer, possíveis parceiros estratégicos, como ela pode tracionar e qual um plano mínimo para validar esta ideia.

Evento encerrado, começamos um novo evento.

Nos 15 dias seguintes os desenvolvedores podem implementar suas ideias com os projetos escritos durante o evento e que estarão públicos, encerrado este periodo, uma comissão que será definido no dia do meetup, irá comentar sobre todos os aplicativos.

Os melhores aplicativos serão premiados, aí então iremos tentar apoiar com um plano para replicação, financiamento e sustentabilidade através de um direcionamento para organizações que trabalham com o financiamento ou mentoria neste contexto.

Em breve vamos descrever com mais detalhes cada passo, de quem vai apresentar, como será, e etc. Mas se você tiver interesse em participar se junte a comunidade do meetup e abra uma discussão lá.