Gastos Abertos e Transparência Brasil fecham parceria

08 mar de 2017, por OKBR

Compartilhar

No início de março, o projeto Gastos Abertos e a Transparência Brasil fecharam uma parceria com objetivo de capacitar os líderes do Gastos Abertos com a Lei de Acesso à Informação (LAI). “Tanto essa parceria quanto outras que estamos construindo são fundamentais para potencializar o impacto das ações da Open Knowledge no Brasil. Cada organização tem uma experiência e know-how diferentes que somam muito aos processos”, destaca Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil.

Uma das ferramentas utilizadas para auxiliar essa jornada vai ser o site Achados e Pedidos, que vai ser lançado nesta sexta-feira (10/03) pela Abraji e pela Transparência Brasil. A plataforma Achados e Pedidos é o maior banco online de pedidos de acesso à informações e respostas de órgãos público do país.

A apresentação vai acontecer durante o seminário gratuito “Acesso à Informação e Controle Social”, no auditório da FGV Direito SP (Rua Rocha, 233 – São Paulo – SP). As inscrições são feitas via formulário online. Após o lançamento, jornalistas experientes no uso de informações públicas vão se reunir em uma mesa redonda para debater as principais dificuldades para obter dados públicos e o quanto vale a pena enfrentá-las.

Achados e Pedidos

Permitir a realização de buscas em dados que tenham sido obtidos por meio de solicitações feitas via Lei de Acesso à Informaçõe é o grande diferencial do Achados e Pedidos. Nesse sistema, o usuário pode encontrar uma informação específica dentro de um conjunto de dados públicos obtido via transparência passiva.

O site vai contar com a participação dos próprios usuários para aumentar sua base de informações. Após o cadastro simples e gratuito, qualquer pessoa pode enviar o pedido que fez e o resultado que obteve, caso tenha sido respondido.

Programação

9h30-10h – Café de boas-vindas

10h-10h45 – Apresentação do Achados e Pedidos.  Juliana Sakai (Transparência Brasil), Marina Atoji (Abraji)

10h45-11h Intervalo; coffee break

11h-12h Mesa redonda: Por que pedir informações públicas e como elas ajudam no controle social?
Philip Eil (freelance, EUA); Eloísa Machado (FGV/CADHu); Leo Arcoverde (Fiquem Sabendo)

Informações sobre o evento

Seminário Acesso à Informação e Controle Social

Local: Auditório da FGV Direito SP (Rua Rocha, 233 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Inscrições são feitas via formulário online

Fonte: com informações da Abraji