Gastos Abertos já conta com dados de execução orçamentária de quatro capitais brasileiras

06 ago de 2016, por OKBR

Compartilhar

Home do site Para Onde Foi O Meu Dinheiro.

Home do site Para Onde Foi o Meu Dinheiro, do Projeto Gastos Abertos.

Em julho, o site “Para Onde Foi o Meu Dinheiro“, uma das visualizações orçamentárias do Projeto Gastos Abertos, foi atualizado com os dados de execução orçamentária de quatro capitais brasileiras: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Recife (PE). A equipe do Gastos Abertos está em busca de mais informações das outras capitais para inserir na plataforma.

Segundo Thiago Rondon, coordenador do Gastos Abertos, todos os dados relativos à execução do orçamento e aos contratos do repositório do Gastos Abertos estão sincronizados com os repositórios oficiais dos municípios. Essa plataforma permite uma atualização praticamente em tempo real das atualizações dos dados orçamentários e de contratos dos municípios, oferecendo uma maior organização do que existe nos municípios e facilitando a transparência à população e a oportunidade de utilização irrestrita desses dados para finalidades diversas, como por exemplo, jornalismo de dados, aplicativos novos, indicadores.

“O interessante de ter tudo isso sincronizado e catalogado em um lugar é facilitar a visualização para quem quer encontrar dados de orçamento público sobre os municípios do Brasil. Isso não existe centralizado em nenhum outro lugar. O outro motivo é que queremos centralizar para criar, no futuro,  indicadores de quem está atualizando ou não, para podermos monitorar. Quando uma cidade parar de atualizar, vamos saber que isso está acontecendo. Inclusive, esse é um problema recorrente que já detectamos. É uma forma de facilitar a cobrança pela atualização, transparência, qualidade”, conta Thiago.

“O maior desafio, sem dúvida, é conseguir encontrar os dados das prefeituras. Isso quando esses dados existem. Além disso, infelizmente, muitos deles apresentam inúmeras inconsistências e há ausência de várias informações básicas”, conta Lucas Ansei, desenvolvedor do Para Onde Foi o Meu Dinheiro.

Dinâmica de visualização dos dados

No site, além de visualizar os infográficos de cada cidade, o cidadão pode comparar o detalhamento das informações entre as cidades. Ainda é possível verificar os dados relativos aos últimos anos em uma linha histórica e o montante total de gastos na linha vertical. Quanto mais alta a bola, maior o orçamento. Quanto maior a bola, mais detalhes sobre o orçamento.

Mobilização

O Gastos Abertos está em fase de mobilização para comprometer candidatos a prefeito e a vereador das capitais brasileiras com uma agenda de transparência e participação sobre a execução do orçamento público e os contratos. O projeto oferece conhecimentos e materiais necessários, assim como infraestrutura para as prefeituras e câmaras municipais disponibilizarem os dados orçamentários em formatos abertos.

Atividades externas do Gastos Abertos

No dia 2/09, o Gastos Abertos será apresentado pelo Thiago Rondon na Escola de Cidadania da Zona Leste Pedro Yamaguchi Ferreira. O objetivo é apresentar como é possível visualizar os dados existentes nos repositórios oficiais dos municípios, como nos portais de transparência, e como podemos solicitar essas informações através de dispositivos legais sobre a execução do orçamento.