Gastos Abertos – mapeando o seu dinheiro na sua cidade

17 jul de 2013, por OKBR

Compartilhar


moedas

Foto de Rodrigo Amorim.

Você já tentou ver onde é usado o dinheiro dos seus impostos? Tentou comparar quanto é gasto em educação, saúde e transporte a cada ano e como ele é gasto entre cada uma dessas áreas? E comparar seu município do Brasil o quanto do orçamento da sua cidade é gasto nessas áreas? Quanto dinheiro foi planejado para gastar na reforma da praça próxima a sua casa e quanto foi realmente gasto?

Tentando responder essa e outras perguntas sobre o que é feito com o seu dinheiro, a Open Knowledge Foundation (OKF) está organizando uma Festa de Abertura dos Gastos das Cidades, entre os dias 19 e 21 de julho!

No Brasil, o grupo local da Open Knowledge Foundation estará apoiando a atividade e abaixo explicamos como você pode ajudar! No Brasil alguns grupos já vêm trabalhando com os orçamentos de alguns órgãos públicos, como o projeto Para onde foi o meu dinheiro, desenvolvido pela Perl Mongers SP e apoiado pela Rede Nossa São Paulo, que dá para visualizar os dados da cidade e estado de São Paulo, e do governo federal. E também temos o Cuidando do meu bairro, desenvolvido e mantido pelo GPoPAI USP. A OKF também possui o projeto Open Spending (Gastos Abertos), com sua versão em português ainda em tradução. Todos esses projetos são softwares livres e gostaríamos de contar com sua participação!

Inscreva-se aqui!

 

O que posso fazer para ajuda na Abertura dos Gastos?

Procurar os dados de orçamento da sua cidade

Veja como exemplo onde o Para onde foi meu dinheiro buscou os dados dos orçamentos usados em seu projeto e pesquise online onde pode encontrar os dados de sua cidade. Você também pode focar na análise do orçamento numa área específica, como a do transporte. A comunidade Transparência Hacker tem organizado hackdays em São Paulo e outras cidades do Brasil. Busque as contas do transporte da sua cidade e tenten entendê-las também!

Criamos um pad para listar as cidades que participarão do evento e informações sobre os dados de cada um. Se você for organizar algum encontro presencial, coloque também o local e horário em que pretende se encontrar e chame seus amigos!

Solicitar os dados da sua cidade

Se você não encontrou os dados do orçamento da sua cidade, você pode usar o Queremos Saber ou o e-SIC para pedir essas informações conforme a Lei de Acesso à Informação (lei 12527, de 18 de novembro de 2011), que lhe garante o direito de obter essas informações. Peça os dados em formato aberto. Se o órgão público responsável pela sua cidade não está cadastrado no Queremos Saber, envie um e-mail para [email protected] que cadastraremos para você. Veja aqui mais detalhes sobre como fazer um pedido.

Conferir a tradução do Open Spending e traduzir manuais para o português

Enquanto organizávamos esse post, o Marco Túlio, do Cinese (veja a lista de discussão do grupo), traduziu praticamente todos textos do open spending em menos de dois dias! Você pode ajudar na revisão da tradução (abra uma conta no Transifex e peça para participar aqui) ou ajudar na tradução da documentação e tutoriais do projeto.

Participar de um treinamento online (em inglês)

A Open Knowledge Foundation estará organizando alguns treinamentos online, por exemplo, sobre como inserir dados no Open Spending em formato aberto para criar as visualizações. O treinamento será em inglês, portanto veja o post “Join us for a city spending party and map the money near you!“.

Censo de Dados Abertos

A OKF Brasil planeja trazer o projeto Open Data Census (Censo de Dados Abertos) para o Brasil, de modo a podermos comparar quais cidades e estados estão fornecendo suas informações públicas de modo mais adequado. Recentemente a Raquel Camargo, da comunidade Transparência Hacker e Movimento Minas, levantou essa questão, qual estado brasileiro tem mais dados abertos? Podíamos começar a comparar os dados de algumas áreas específicas com impacto direto em nossas vidas (torçamento, ransporte, educação, saúde) e começar a localizar o código do Open Data Census para o Brasil.

Não consigo participar da festa agora, vão ocorrer outros eventos?

Se você não puder participar de nenhuma atividade nessa data, não se preocupe! Você pode continuar participando de comunidade como a Transparência Hacker (uma lista com mais de 1300 pessoas e bastante ativa!) ou deixar seu contato nesse formulário de inscrição, colocando se quer participar das listas internacionais do Open Spending, da OKF Brasil e anúncios do School of Data (em breve em português!), que entraremos em contato.

Onde interagir online durante o evento?

Você pode entrar nos canais IRC #gastosabertos e #openspending no Freenode.net, o primeiro em português e o segundo em inglês. No segundo sempre tem alguém do Open Spending por lá!

Agradecimentos: obrigado a Natalia Almeida por ajuda na tradução do formulário!