Gastos Abertos realiza primeira aula do curso online de capacitação sobre dados abertos

24 jul de 2017, por OKBR

Compartilhar

 

 

Agora você pode conferir a primeira aula do curso de Capacitação do projeto Gastos Abertos! Ela aconteceu na quarta-feira (19/07), via Facebook Live e YouTube, com os seguintes temas: A Lei de Acesso à Informação e suas premissas; O que são formatos abertos; O que é o formato CSV e como utilizá-lo.

O objetivo das três aulas é capacitar, principalmente técnicos do poder público, em relação ao controle social, leis de transparência e acesso à informação, dados abertos, como disponibilizá-los e também como utilizar as ferramentas já criadas pela Open Knowledge Internacional. Ao vivo, no YouTube, tivemos aproximadamente 50 pessoas assistindo.

Os responsáveis pela capacitação são Lucas Ansei, desenvolvedor de software pelo AppCívico e um dos responsáveis pelo projeto Gastos Abertos, e Thiago Rondon, coordenador do projeto Gastos Abertos, criador do AppCivico e conselheiro da Open Knowledge Brasil. Lucas foi quem facilitou a primeira aula.

“A primeira aula, por se tratar de uma introdução dos conceitos, acabou sendo mais curta. Desenvolvemos mais a parte de premissas da LAI e de formatos abertos”, disse Lucas Ansei.

Confira, abaixo, o vídeo da primeira aula do curso de Capacitação do Gastos Abertos:

Próximas aulas

AULA 2: dia 26/07/2017 às 15:00 GMT -3

Tema: Openspending Next e Para Onde Foi o Meu Dinheiro
Vamos explicar as diferenças entre as duas plataformas e especificar como os dados devem ser consolidados e disponibilizados para que eles possam estar no Para Onde Foi o Meu Dinheiro.

AULA 3: dia 02/08/2017 às 15:00 GMT -3

Tema: Como fazer upload de CSVs no OpenSpending Next
Vamos ensinar a utilizar a plataforma do OpenSpending Next compreendendo mapeamento completo dos CSVs e construção de visualizações.