II Encontro Brasileiro de Governo Aberto acontece no final de novembro

17 nov de 2017, por OKBR

Compartilhar

O II Encontro Brasileiro de Governo Aberto está chegando! Com oficinas, mesas de debate e apresentações de trabalho, o evento vai acontecer nos dias 28 e 29 de novembro, das 10h às 18h, no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas. Quem quiser participar, é só preencher o formulário de inscrição.

O objetivo principal do encontro é reunir membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais, universidades e cidadãos em geral para debater e trocar experiências sobre os desafios para a promoção da transparência, da participação, da prestação de contas e da inovação no Brasil.

A realização do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma iniciativa do Imaflora, ARTIGO 19, Agenda Pública, Open Knowledge Brasil, Colab/USP, Nic.br/Ceweb, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município de São Paulo e São Paulo Aberta.

Contexto

O I Encontro foi realizado em novembro de 2016, em São Paulo, contou com a participação de 200 pessoas (aproximadamente) e promoveu troca de experiências sobre o tema.

Um “Governo Aberto” pode ser entendido como aquele que tem um conjunto de normas, políticas e práticas em torno de quatro princípios: 1) transparência, acesso à informação e abertura de bases de dados; 2) participação da sociedade nas discussões e nas decisões públicas; 3) prestação de contas de forma objetiva, clara e frequente sobre o que faz ou deixa de fazer; e 4) uso de tecnologias de informação e de comunicação para interagir com seus cidadãos e cidadãs.

Mais detalhes
Evento no Facebook do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto