Imaflora lança curso de Governo Aberto para lideranças

10 ago de 2017, por OKBR

Compartilhar

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) é uma das organizações parceiras do primeiro Curso de Governo Aberto para lideranças em Clima, Floresta e Agricultura. A iniciativa é do Imaflora, com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e também conta com a parceria das instituições Artigo 19, Escola de Dados, Agenda Pública, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal, Instituto Centro de Vida (ICV), Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Fellowship OEA de Governo Aberto nas Américas.

O objetivo é difundir o conceito, os princípios e as práticas de Governo Aberto, aproximar organizações que atuam com o tema e mobilizar os participantes para que utilizem os instrumentos de participação, transparência e prestação de contas em suas organizações. O curso é gratuito e voltado a membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e setor privado que atuam com clima, floresta e agricultura.

A Open Knowledge Brasil e a Escola de Dados ficarão responsáveis pela produção de um módulo do curso, que abordará aspectos conceituais sobre Governo Aberto, além de tutorar os projetos finais dos alunos. “Vamos explicar como podemos aplicar princípios de Governo Aberto, como transparência e participação, ao lidar com os desafios socioambientais. Nossa parceria com o Imaflora busca capacitar as lideranças que atuam com os temas florestais, agrícolas e climáticos para que elas fortaleçam sua incidência em políticas públicas do setor”, explicou Natália Mazotte, coordenadora da Escola de Dados.

As vagas são limitadas. Os interessados precisam se inscrever no processo seletivo até o dia 20 de agosto de 2017 no site do Imaflora. Para ampliar a participação dos interessados, o Imaflora vai avaliar eventuais subsídios aos candidatos.

As aulas começam em setembro, e a primeira etapa do treinamento será toda online, a partir de videoaulas. A segunda vai ser presencial, na sede do Imaflora, nos dias 4, 5 e 6 de outubro e a terceira vai ser voltada a elaboração de projetos que serão apresentados em dezembro de 2017, na conclusão do curso.

Com informações do Imaflora