Inscrições abertas para nova edição do curso gratuito “Introdução ao Jornalismo de Dados” em São Paulo

18 mar de 2015, por OKBR

Compartilhar

Curso gratuito vai mostrar como o jornalismo pode se beneficiar de técnicas comuns a outras áreas, como ciência da computação, design e análise de dados.

Curso gratuito vai mostrar como o jornalismo pode se beneficiar de técnicas comuns a outras áreas, como ciência da computação, design e análise de dados.

*Atenção: as datas do curso foram atualizadas, ele ocorrerá entre os dias 6 e 10 de abril de 2015.

Depois de uma edição em Salvador e outra no Rio de Janeiro, o curso “Introdução ao Jornalismo de Dados” chega a São Paulo entre os dias 06 e 10 de abril, oferecido pela Escola de Dados junto com a Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O treinamento é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge Foundation para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento.

As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, dia 13 de março, até 23h59 do dia 22 de março, por meio de formulário online. Serão selecionados até 25 participantes e o resultado será divulgado no blog da Escola de Dados no dia 25 de março.

Jornalistas e estudantes de Comunicação podem se inscrever. A seleção dos candidatos avaliará o grau de experiência em jornalismo e o potencial de aplicação dos ensinamentos, não sendo necessário conhecimento prévio em jornalismo de dados.

O curso inclui um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca, extração, limpeza, interpretação e visualização de dados. Os alunos irão examinar projetos publicados por grandes redações do mundo todo e também partirão de projetos próprios para produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e atividades em grupo guiadas pelos tutores.

No total, serão 30h de atividades, divididas em cinco aulas oferecidas das 14h às 20h. Os participantes deverão levar seus próprios notebooks para participar das aulas. Ao final do curso, cada aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela Universidade de São Paulo.

Entre os tutores estão Marco Túlio Pires, coordenador da Escola de Dados no Brasil; Rodrigo Burgarelli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo com experiência em administração pública e jornalismo de dados; e Vitor George, desenvolvedor de software e especialista em mapas da equipe do EcoLab.

Este é o terceiro curso presencial oferecido pela Escola de Dados no Brasil. O primeiro aconteceu em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, entre os dias 24 e 28 de novembro, e o segundo no Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação da UFRJ, entre os dias 8 e 12 de dezembro.

A Escola de Dados é uma comunidade global que integra a rede da Open Knowledge Foundation e trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas. Nossa missão é ensinar as pessoas a ter insights poderosos e criar histórias interessantes, utilizando dados abertos.

Curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”

Realização: Escola de Dados e Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Quando: de 06/04 a 10/04, de 14h às 20h; Onde: Auditório Freitas Nobre da ECA/USP

Inscrições: de 13 a 22/03, por meio de formulário disponível em: http://bit.ly/1FTtQJR

Resposta aos selecionados: 25/03, no blog da Escola de Dados

Originalmente publicado no blog da Escola de Dados.