Lançado o Manual de Jornalismo de Dados em português

31 jan de 2014, por OKBR

Compartilhar

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, realizou em 30/1 o lançamento do Manual de Jornalismo de Dados, em São Paulo. O Manual manual de jornalismo de dadosé resultado do esforço colaborativo de tradução do Data Journalism Handbook, publicação da O´Reilly Media e iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

A versão em inglês do Data Journalism Handbook é resultado do trabalho de dezenas de pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011. Desde então, vem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições. A edição em português inclui capítulos redigidos por Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros.

Tiago Mali acredita que a obra vá incentivar o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil. “Já temos algumas boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, diz Mali, que coordenou a tradução e convidou os autores brasileiros a contribuírem.

O Manual de Jornalismo de Dados está disponível livremente no site: http://datajournalismhandbook.org/pt/

Confiram!

Post adaptado de: http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2704


Notice: Undefined variable: mesmoeixo in /var/www/ok.org.br/wp-content/themes/okbr/single-noticia.php on line 53