Lideranças da Open Knowledge participam de encontro em Berlim

29 jul de 2016, por OKBR

Compartilhar

apresentacao

Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, durante o Open Knowledge Leaders Program, em Berlim (Alemanha).

No dia 17 de julho, Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, apresentou a Open Knowledge Brasil e o projeto ‪Voto Legal‬ no Open Knowledge Leaders Program (Programa para lideranças da Open Knowledge Internacional), em Berlim (Alemanha). Everton Zanella Alvarenga, Conselheiro Deliberativo da Open Knowledge Brasil, também participou. O evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho e foi liderado por Rufus Pollock, fundador e presidente da Open Knowledge Internacional, e Irina Bolychevsky, especialista em dados abertos.

No encontro, especialistas e ativistas apresentaram ferramentas que ajudam a fortalecer a construção de um mundo cada vez mais aberto e justo – conhecimento, ciência, cultura, política, recursos educacionais abertos e acessíveis para todos. Além dos representantes do Brasil, participaram membros da rede internacional dos seguintes países: Itália, França, Alemanha, Áustria, Finlândia, Inglaterra, África do Sul, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Rússia.

Ariel destacou a importância do Open Knowledge Leaders Program, principalmente pelos conteúdos sobre “mundo aberto” e pela interação. “O principal foi pensar com pessoas que trabalham em capítulos ou projetos relacionados à Open Knowledge (conhecimento aberto) em diversos países do mundo e em uma estratégia conjunta para avançar mais rápido nas nossas agendas comuns: pesquisas científicas abertas, dados governamentais abertos, plataformas de cultura abertas , descentralização dos processos de tomada de decisão, entre outros”, diz.

O encontro teve uma parte prática, com o desenvolvimento de um projeto e criação de metas. “Foi um encontro mão na massa. Cada participante escolheu o projeto que irá desenvolver até novembro deste ano. Eu escolhi trabalhar encima do Voto Legal”, conta.

Segundo Kogan, o feedback do público em relação ao Voto Legal foi excelente. “Os participantes acharam o projeto sensacional e ficaram muito surpresos pelo fato do Brasil ter conseguido proibir o financiamento empresarial de campanhas. A expectativa deles é grande para saber como vai ser essa primeira eleição com esse novo contexto”, detalha.

Everton destacou o encontro deles com o fundador da Open Knowledge Internacional. “Essa foi a primeira vez que Rufus e Ariel se encontraram. Tivemos uma conversa muito positiva com ele. Sentimos todo o seu entusiasmo pelo trabalho realizado pela Open Knowledge Brasil e com as perspectivas futuras .”

No final do evento, os participantes receberam as apresentações abaixo:

Why Open Source Software Matters for Government and Civic Tech [and how to support it]

Open Knowledge Leaders Program