No Camp Serrapilheira, OKBR apresenta projeto para tornar ciência brasileira mais aberta e colaborativa

05 set de 2019, por OKBR

Compartilhar

No dia 5 de setembro, a Open Knowledge Brasil participa de uma das sessões de apresentações do Camp Serrapilheira 2019. A apresentação será às 18h30 no auditório da Casa Firjan, junto de nomes como Deutsche Welle, Agência Pública, Ciência na rua, Ciência Hoje e Editora UFMG.

No evento, Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBr, apresenta um projeto para tornar a ciência brasileira mais aberta e colaborativa. Com base nos princípios de ciência aberta e tomando como referência experiências e nacionais e internacionais,  a proposta é mapear e disseminar boas práticas de compartilhamento de dados e metodologias colaborativas de pesquisa.

A OKBr foi uma das 36 iniciativas escolhidas para participar da segunda edição do Camp Serrapilheira, evento com o intuito de ajudar a ampliar a presença da ciência na cultura brasileira sob diferentes abordagens: jornalismo, educação, arte, produção audiovisual, entre outras.

De 5 a 8 de setembro, o encontro abordará a importância da qualidade narrativa e de formas experimentais para a divulgação científica e promoverá uma reflexões sobre boas práticas de checagem de dados e sua importância para manter a precisão das informações na produção de conteúdo sobre ciência em um contexto de desinformação.

As atividades do Camp Serrapilheira são gratuitas, abertas ao público e acontecem em dois lugares: na Casa Firjan e no Cinema Estação NET Rio. Grande parte da programação contará com interpretação simultânea de inglês para português e de Libras. Confira aqui a agenda completa do evento.