Nota pública sobre o incêndio no Museu Nacional

04 set de 2018, por OKBR

Compartilhar

A Open Knowledge Brasil lamenta profundamente o incêndio que destruiu o Museu Nacional, o primeiro Museu de Ciências do país, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O espaço abrigava mais de 20 milhões de peças que faziam parte de um acervo de valor inestimável para a história e para a cultura do Brasil e do mundo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus, o incêndio que ocorreu no último domingo (2) é a maior tragédia museológica do país e nos apresenta o desafio de consolidar e implementar uma política pública que garanta, de forma efetiva, a manutenção e conservação de edifícios e acervos do patrimônio cultural brasileiro.

A Open Knowledge promove o conhecimento livre por acreditar em sua capacidade de gerar grandes benefícios sociais. Por essa razão, entende como urgente a necessidade de investimentos para prevenção de casos semelhantes e o aprimoramento na gestão do nosso patrimônio imaterial.

Dar um olhar estratégico e prioritário para a preservação, manutenção e boa gestão de nossos acervos históricos, científicos e culturais é essencial para garantirmos o direito à memória e à informação.

A Open Knowledge presta todo o apoio e se disponibiliza para toda a ajuda possível à comunidade do Museu Nacional. Também incentiva a petição que pede manifestações claras dos candidatos à Presidência da República e aos Governos Estaduais sobre a tragédia e o que pretendem fazer com relação ao patrimônio, caso sejam eleitos.