Novo espaço de discussão oficial da OKBR!

07 out de 2016, por OKBR

Compartilhar

computer-984158_1280

Por Peter Krauss, Alexandre Abdo, Ariel Kogan*

A nossa querida lista de discussão, a caixa postal [email protected], vai ser definitivamente substituída por algo mais moderno e alinhado com as boas práticas sugeridas pela Open Knowledge Network.

O processo vem sendo anunciado desde 2015 e agora sentimos que estamos satisfeitos e em condições de trocar um serviço pelo outro. O novo serviço é baseado na ferramenta Discourse e está disponível no endereço https://discuss.okfn.org/c/local-groups/okbr. Aqui, entre nós, foi apelidado de DiscussOKBR.

exemplo-1

No mesmo período, aos poucos, a nossa Wiki DOO também foi sendo “aposentada” . Lá, postávamos as nossas atas e convocações de assembleias, encontros e reuniões. A proposta é que o DiscussOKBR também se torne um “Diário Oficial da OKBR” (DOO) para as atas de discussões e votações online, substituindo essa função antes delegada à Wiki.

Discussões informais, discussões de pautas de reuniões da organização, votações de tópicos, e outras iniciativas podem ser mantidas no DiscussOKBr, desde que cuidemos dele, respeitando certos padrões como, e principalmente,o uso de tags como explicaremos a seguir.

Todos os que assinavam a Lista estão convidados desde já a se registrarem no DiscussOKBR.

Funcionamento do DiscussOKBr

Entendemos que para alguns é indispensável se manter plugado na OKBR através do e-mail, e essa possibilidade existe no DiscussOKBR. É possível receber por e-mail os tópicos e respondê-los — ainda que hajam limitações, justificadas nesta discussão.

Semelhante ao grupo por e-mail, toda discussão se inicia com a postagem de um tópico. Uma vantagem do Discourse é que podemos editar o tópico, para afinar ou corrigir possíveis erros, valendo também para as respostas. Outra vantagem é que podemos responder mais facilmente a uma resposta específica, sem confundir com o restante da conversa.

Qualquer um pode criar um novo tópico com o botão “+New Topic”.

Qualquer tópico ou resposta também é acompanhado de uma opção “like”, para simplesmente mostrar apreciação pelo que foi dito.exemplo-2-like

Ao longo dos períodos de teste e transição, notamos que uma das principais dificuldades e reclamações dos novos usuários é aplicar formatação no editor de textos do Discourse: itálicos, negritos, itemizações e outros recursos básicos não são inseridos de forma tão amigável, apesar do resultado final ser sempre visível. Quando formatamos uma palavra em negrito, por exemplo, ela aparece como ** palavra ** (asterisco junto com a palavra) no texto digitado, enquanto somente na previsão contínua aparece palavra.

exemplo-3

Apesar de um pouco inconveniente, esse esquema deixa a página mais leve e permite padronizar o texto das páginas, facilitando a leitura e organização de informações.

Aos associados interessados em inserir mais que texto simples, sugerimos que passem alguns minutos com o Guia de edição, e testando um pouco como se faz para formatar texto. O próprio editor fornece guias, mas também recomendamos

Por fim, além de permitir a inclusão de imagens no meio do texto, o editor também permite incluir enquetes geridas pelo próprio Discourse, mais outra vantagem sobre as listas de e-mail.

Convenções adotadas pela OKBR

Com o objetivo de que certas discussões sejam tidas como oficiais da OKBR, adotamos algumas convenções de tags que podem ser conferidas neste post no próprio DiscussOKBr.

  1. Tags automáticas no ambiente DiscussOKBR:  “Local Groups” e “Brasil” caracterizam o escopo OKBR.
  2. Tags reservadas ao uso oficial, por associados e conselheiros:
    1. OKBR-OFICIAL:  indica que a discussão faz parte do “Diário Oficial da OKBR”. Tipicamente comunicados e convocações.
    2. OKBR-VOTAÇÃO: indica que a discussão é um tópico em votação oficial (não simples enquete), e que cada associado deve responder declarando o seu voto (não basta apenas clicar)
    3. OKBR-PROPOSTA: proposições de associados, de projetos, de novas regras, de novos eventos, etc. para que a proposta seja registrada independente de vir a ser ou não votada.
  3. Tags reservadas para a organização dos assuntos:  em minúsculas, “advocacy”, “estatuto”, “evento”, “projeto”, etc. de preferência em português.
  4. Enquetes em posts “OKBR-VOTACAO” não têm valor de voto – são apenas ilustrativas. O que conta é uma resposta com declaração de voto. No final do período, a enquete é de qualquer forma encerrada. Um post objetivo, do titular do tópico ou de um mediador autorizado, deve consolidar os votos declarados, o quorum e o resultado final numa tabela.

Manutenção residual da Lista

A Lista será mantida como registro histórico, e por alguns meses ainda postaremos avisos ali, tipicamente um parágrafo com um link para o DiscussOKBR, para dar tempo a todos de se inscreverem neste.


*Peter Krauss é associado colaborador da Open Knowledge Brasil.
Alexandre Abdo é associado efetivo da Open Knowledge Brasil.
Ariel Kogan é diretor-executivo da Open Knowledge Brasil.