Inovação Cívica

O censo dos diários oficiais já começou! Saiba mais sobre como o levantamento está sendo planejado

17 set de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

Já somos 123 brasileiros contribuindo para o censo dos diários oficiais dos municípios! Uma das etapas mais desafiadoras do projeto Querido Diário – que busca utilizar a tecnologia para facilitar o acesso às informações públicas -, o censo pretende mapear a atual situação de disponibilidade dos diários em todos os municípios do país ao longo de dois meses de colaboração da comunidade engajada e interessada em fazer a diferença na democracia brasileira.

Desde o dia 8 de setembro, o grupo se dividiu em dois perfis de contribuição: um para  coleta de dados – pessoas que irão encontrar o local onde cada prefeitura disponibiliza os seus arquivos de diários oficiais -, com 62 integrantes; e outro para análise de conteúdo – pessoas que irão avaliar a qualidade dos dados coletados (navegação, formato dos arquivos e outras especificidades) -, com 61 integrantes.  

E o time está bem distribuído: contamos com colaboradores de 21 estados, mais o Distrito Federal, sendo 58 municípios representados na composição da equipe. Além disso, dez pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica também estão somando esforços com a gente. 

Ao final do levantamento, poderemos entender com precisão como os municípios tornam disponíveis seus atos oficiais e saber como anda a transparência a nível local no Brasil. 

Em breve, disponibilizaremos uma plataforma de cadastro para que qualquer pessoa também possa dar sua contribuição cadastrando os municípios. Fique de olho em nossas redes!

 


Notice: Undefined variable: mesmoeixo in /var/www/ok.org.br/wp-content/themes/okbr/single-noticia.php on line 53