O que a Open Knowledge Brasil planeja para 2018

01 fev de 2018, por OKBR

Compartilhar

A imersão da Open Knowledge Brasil

A Open Knowledge Brasil começou o ano com o pé direito! Nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, membros da organização se reuniram para definir o planejamento do ano. Diretores, conselheiros e integrantes da equipe estiveram na sede da WRI Brasil (obrigada, WRI, pelo espaço!) para falar sobre os projetos atuais da OKBR, dar boas vindas a um novo programa dentro da organização e pensar novas alianças e atividades.

Complementando os eixos com os quais a Open Knowledge Brasil já vinha trabalhando, como transparência e o combate à desigualdade no acesso à informação, agora teremos um braço voltado à ciência de dados para inovação cívica. A equipe da Operação Serenata de Amor, que utiliza inteligência artificial e dados abertos da Câmara para monitorar os gastos de parlamentares, terá a oportunidade de expandir seu programa para esferas municipais e pensar em novos projetos dentro da OKBR.

O ano também promete para o segundo ciclo do projeto Gastos Abertos e do Open Data Index, que pretendem se expandir territorialmente, abrangendo mais municípios do interior e mais capitais brasileiras. Já encontros locais e a terceira edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, CODA, são algumas das atividades que a Escola de Dados, nosso programa voltado à capacitação para uso de dados abertos, pretende realizar em 2018.

Outra novidade a caminho é que em 2018 a Open Knowledge Brasil também contará com um programa de bolsas destinado a mapear o atual estado e o impacto dos dados abertos no país. Pesquisadores interessados em transparência, governo aberto, inovação cívica e conhecimento livre poderão se candidatar às três vagas que abriremos no próximo mês. A propósito, começamos um levantamento de trabalhos acadêmicos brasileiros focados nestes temas e a chamada para contribuição já foi feita.  

E tem novidade também na equipe. Além da entrada do grupo do Serenata de Amor na OKBR, abrimos uma vaga para trainee de operações. Então temos uma oportunidade aberta para interessados(as) em trabalhar com a gente. E muitas outras de se engajar e participar das nossas atividades e projetos. Quer continuar sabendo o que temos feito? Inscreva-se na nossa newsletter e no nosso fórum de discussões.