Open Knowledge recebe contribuições para formar o terceiro Índice Global de Dados Abertos

09 set de 2015, por OKBR

Compartilhar

O Índice Global de Dados Abertos (Global Open Data Index) mede e serve de parâmetro para a abertura de dados governamentais ao redor do mundo e, em seguida, apresenta essa informação de uma maneira que é fácil de compreender e é fácil de usar. Lançado em 2012, trata-se de uma ferramenta para monitorar o estado dos dados abertos pelo mundo.

Todo ano, a comunidade de dados abertos e a Open Knowledge produzem uma classificação anual dos países, revisada por pares por nossa rede de peritos de dados abertos locais.

Recentemente, vários governos têm aberto portais de dados e se comprometido a liberar dados abertos governamentais e nós queremos saber se esses compromissos estão realmente se traduzindo na liberação de dados reais.

O Índice se concentra em 15 conjuntos de dados chaves que são essenciais para a transparência e a responsabilidade (tais como resultados das eleições e dados de gastos governamentais), e aqueles vitais para a prestação de serviços essenciais aos cidadãos (tais como mapas e qualidade da água). Temos o prazer de anunciar que estamos recolhendo inscrições para o Índice de 2015.

O Índice Global de Dados Abertos controla se esses dados são realmente lançados de uma forma que seja acessível aos cidadãos, à mídia e à sociedade civil, e é o único que obtém seus resultados de pesquisa da comunidade global de dados abertos. A obtenção destes dados fornece uma ferramenta para as comunidades ao redor do mundo para aprender mais sobre os dados abertos disponíveis em seus respectivos países, e garante que os resultados reflitam a experiência da sociedade civil na busca de informação aberta, em vez de aceitar as alegações de abertura do governo. Além disso, o Índice Global de Dados aberto não é apenas uma ferramenta de parâmetro, ele também desempenha um papel fundamental na sustentação da comunidade de dados governamentais abertos em todo o mundo. Se, por exemplo, o governo de um país publica um conjunto de dados, mas ele não é claro para o público e não pode ser encontrado através de uma pesquisa simples, em seguida, os dados podem ser facilmente ignorados. Os governos e os praticantes de dados abertos podem revisar os resultados do Índice para localizar os dados, ver como os dados aparecem acessíveis aos cidadãos, e, nos casos em que são necessárias melhorias, advogar para tornar os dados verdadeiramente abertos.

Metodologia e Atualizações do Conjunto de Dados

Depois de quatro anos liderando esta avaliação da sociedade civil glbal do estado de dados abertos ao redor do mundo, nós aprendemos algumas coisas e atualizamos tanto os conjuntos de dados que estamos avaliando quanto a metodologia do Índice em si, para refletir esses aprendizados! Uma das principais mudanças foi a de executar uma consulta maciça junto à comunidade de dados abertos para determinar os conjuntos de dados que nós deveríamos estar rastreando. Como resultado desta consulta, nós adicionamos cinco conjuntos de dados para o Índice de 2015. Este ano, além dos dez conjuntos de dados que avaliamos no ano passado, vamos avaliar também a divulgação de dados de qualidade da água, dados de contratos, dados de desempenho do setor da saúde, dados meteorológicos e  dados de propriedade de terras. Se você estiver interessado em aprender mais sobre a consulta e seus resultados, leia mais (em inglês) no nosso blog!

Como posso contribuir?

As contribuições para o Índice 2015 estão abertas! Para contribuir com dados sobre o Brasil, clique aqui. Fizemos o nosso melhor para tornar a contribuição para o Índice tão fácil quanto possível. Confira o tutorial de contribuição em Inglês e Espanhol, faça perguntas no fórum de discussão, contate-nos no twitter (#GODI15) ou fale com a Comunicação da OKBr <[email protected]>! Existem inúmeras maneiras de obter ajuda então, por favor, não hesite em perguntar! Gostaríamos muito que você se envolvesse. Siga #GODI15 no Twitter para mais atualizações.

Datas importantes

As contribuições estarão abertas de 25 de agosto de 2015 a de 20 de setembro de 2015. Após o dia 20 de setembro, vamos começar o árduo processo de revisão por pares! Se você estiver interessado em se envolver na revisão, por favor não hesite em nos contactar.

A versão final do Ranking do Índice de Dados Abertos Global de 2015 será lançada na Cúpula da OGP no México no final de outubro! Esta será a sua oportunidade de conversar conosco sobre os resultados e o que isso significa em termos de planos de ação nacionais e compromissos que os governos estão fazendo! Estamos ansiosos para uma discussão animada!

Veja mais em: https://blog.okfn.org/2015/08/25/global-open-data-index-2015-is-open-for-submissions/#sthash.gC0VZIb9.dpuf