OKBR apoia oficina sobre transparência e controle social em Itajaí (SC)

15 set de 2017, por OKBR

Compartilhar

Um evento para incentivar o debate sobre a Agenda 2030 e os ODS em âmbito municipal. Com esse foco, no dia 19/09 (terça-feira), a Oficina “Do Global ao Local ODS 16” vai abordar temas como o controle social e transparência, advocacy e cidadania em relação à legislação nacional vigente e a responsabilização dos envolvidos. A iniciativa vai reunir gestores públicos e empresariais, alunos, professores, lideranças multissetoriais da região da Foz do Rio Itajaí.

O encontro vai acontecer das 13h30 às 18h na Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí (SC), sala 413, auditório do PPCJ, bloco D1. A iniciativa é do projeto de extensão Laboratório de Cidadania e Sustentabilidade em parceria com a Penha que Merecemos, Defensores do Planeta, Open Knowledge Brasil (OKBR) e Controladoria Geral da União.

Contexto

Promover instituições fortes, inclusivas e transparentes, e o respeito aos direitos humanos baseados no Estado de direito são a base para o desenvolvimento humano sustentável. Esses são alguns dos princípios que sustentam as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, que também inclui temas sensíveis, como o enfrentamento à corrupção, ao terrorismo, a práticas criminosas, especialmente aquelas que ferem os direitos humanos (PNUD, 2017).

A partir do contexto da Agenda 2030 e suas metas, surge a necessidade de discutir conceitos, ferramentas e boas práticas que possam auxiliar acadêmicos e a comunidade em geral no controle social das contas públicas, na fiscalização e na participação nos espaços públicos.