OKBR apoia a primeira Consulta Cidadã sobre a Confiança no Legislativo

21 jul de 2017, por OKBR

Compartilhar

No dia 12 de julho, a Consulta Cidadã 2017 foi lançada no Brasil pela Rede Latino-americana pela Transparência Legislativa (RLTL) com a hashtag #ConsultaCidadã. O objetivo é dar oportunidade para pessoas de diferentes países latino-americanos expressarem como percebem o trabalho realizado pelos Congressos em grande parte da região. A consulta vai estar disponível durante as próximas semanas no endereço http://bit.ly/consultacidada.

Os resultados da consulta vão ser fundamentais na identificação de soluções conjuntas e abrangentes para reforçar a atuação da sociedade civil por um legislativo mais transparente, responsivo e eficiente.

Contexto

Em 2015, o Latinobarómetro indicou que 70% dos habitantes não se sentem representados pelos Congressos de seus países. Com base nesse contexto de grave crise de legitimidade do legislativo, a Rede lança a Consulta Cidadã sobre a Confiança no Legislativo por meio das plataformas de organizações em 14 países para compreender a lacuna que hoje afasta os congressos dos cidadãos e cidadãs na América Latina.

A Rede Latino-americana pela Transparência Legislativa é a primeira aliança de organizações da sociedade civil da América Latina e Caribe para a promoção políticas de transparência, participação cidadã e prestação de contas em matérias legislativas.

As seguintes organizações apoiam a consulta no Brasil: Fundação Cidadania Inteligente, Agenda Pública, LabHacker, Cidade Democrática, Open Knowledge Brasil, Operação Serenata de Amor, ITS, Fast Food da Política, Update Politics, Vote LGBT e #Me Representa.