OKBR divulga nota técnica sobre indisponibilidade de dados de compras do governo federal

27 jan de 2021, por Aline Oliveira

Compartilhar

Portal da Transparência ficou inacessível por pelo menos 11 horas desde a noite de 26/1; documento aponta falhas de atualização e tem por objetivo contribuir para o  aperfeiçoamento da infraestrutura nacional de dados abertos

A Open Knowledge Brasil (OKBR) divulgou nesta quarta-feira, 27/1, uma nota para apresentar elementos técnicos relacionados à indisponibilidade e à desatualização do Portal da Transparência e do Painel de Compras do governo federal entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2021.

O objetivo é contribuir para a qualificação do debate sobre os dados existentes, além de apontar aos órgãos competentes a necessidade de aperfeiçoamento dessas ferramentas e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos — INDA. 

Ao analisar os problemas, a OKBR destaca, além da grave fragilidade da infraestrutura que torna o portal inacessível mediante pico de acessos, a falta de atualização de todas as despesas de 2021, apesar de a legislação determinar publicação diária desses dados e o mês de janeiro já estar perto do fim.

Uma das recomendações da OKBR para mitigar os problemas é que órgãos responsáveis atualizem e disponibilizem os dados das diversas bases indicadas e que trabalhem pela automatização das rotinas. Também sugere a transparência dos investimentos que a CGU tem feito sobre os sistemas, além de um plano de ação para a retomada de atividades do Comitê Gestor da INDA.   

Para ler a nota completa, clique aqui.


Notice: Undefined variable: mesmoeixo in /var/www/ok.org.br/wp-content/themes/okbr/single-noticia.php on line 53