Escola de Dados

OKBR lançará ebook gratuito sobre abertura e publicação de dados

09 abr de 2021, por OKBR

Compartilhar

Webinar de lançamento será no dia 20 de abril, no canal do YouTube; participe!

A Open Knowledge Brasil, por meio da Escola de Dados, vai lançar o ebook “Publicadores de Dados – da gestão estratégica à abertura”. O material é gratuito e reúne desde aspectos de governança e planejamento até noções técnicas de desenvolvimento e publicação. O evento de lançamento ocorrerá no dia 20/04, às 10h30, no canal do YouTube da OKBR.

Cadastre-se aqui para receber o lembrete. 

O livro digital é resultado do curso homônimo, oferecido pela Escola de Dados, que aborda conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, sobretudo públicas. O curso é pioneiro no Brasil e já formou mais 700 gestores de todo o país, dos mais variados tipos de organizações públicas.

Dividida em nove capítulos, a publicação conta com textos de Bernardo Loureiro, urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados; Fernanda Campagnucci,diretora-executiva da Open Knowledge Brasil e doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas; Haydee Svab, cientista de dados e pesquisadora em mobilidade urbana;  Leandro Oliveira, arquiteto de soluções de big data e analytics na Globo, com anos de experiência em projetos de dados, em especial dados de domínio público; Natalia Langenegger, doutoranda em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; e Vitor Baptista, mestre em Computação pela UFPB, onde analisou o comportamento de votação dos deputados federais. 

O ebook ainda traz referências bibliográficas, sites e canais de interação a fim de promover pesquisa e troca de referências entre publicadores de dados. 

O projeto contou com o apoio do “Fundo de Apoio a Instituições que Fortalecem a Gestão Pública no Enfrentamento dos Impactos da Covid-19”, iniciativa da “Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor”, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

Após o lançamento, o livro ficará disponível para download em formatos PDF e Epub, no site da OKBR e nas principais plataformas de distribuição de e-books.  

Webinar de lançamento do e-book Publicadores de Dados
Quando: 20 de abril, de 10h30 a 12h00
Onde: Canal do YouTube da OKBR (tv.ok.org.br)
Participação dos autores: Bernardo Loureiro, Fernanda Campagnucci, Haydee Svab, Leandro Oliveira, Natalia Langenegger e Vitor Baptista.