Escola de Dados

OKBR oferece 300 bolsas em curso de publicação de dados

06 jan de 2021, por OKBR

Compartilhar

Equipes de gestões municipais terão prioridade na seleção; confira os critérios e inscreva-se!

Estão abertas as inscrições para as bolsas gratuitas da segunda turma do curso online ‘Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura’. A formação é realizada pela Escola de Dados, um programa da Open Knowledge Brasil (OKBR), e visa qualificar profissionais do setor público para fortalecer a gestão da informação e a transparência governamental.

O curso abordará conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados. Com um time de instrutores reconhecidos na área, os participantes aprenderão como elaborar catálogos e planos de dados, ferramentas para automação de rotinas e publicação, além de estratégias para ativar e envolver o ecossistema de inovação.   

Esta chamada de bolsas conta com o apoio do ‘Fundo de Apoio a Instituições que Fortalecem a Gestão Pública no Enfrentamento dos Impactos da Covid-19’, iniciativa da ‘Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor’, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

É possível e estimulada a inscrição de grupos de até dez pessoas de uma mesma instituição na chamada de bolsas, porém, o formulário de inscrição deve ser preenchido individualmente. Para grupos maiores, há possibilidade de contratação via nota de empenho. 

O curso terá vídeo-aulas gravadas e ao vivo, além de uma plataforma para tirar dúvidas e interagir com a equipe.

Para se candidatar a uma das bolsas, é preciso atuar em instituição pública ou da sociedade civil onde haja rotinas de trabalhos com dados ou chances de implementá-las. Também é necessário ter disponibilidade para participar integralmente do curso, que começa no dia 19 de fevereiro, com a liberação do acesso às plataformas, e dura 5 semanas. A primeira aula ao vivo será no dia 25 de fevereiro.

Caso este seja o seu caso, preencha este formulário até o dia 29 de janeiro.

As inscrições individuais também já estão abertas na página da atividade. Para contratar o curso para grupos de mais de 10 pessoas da mesma instituição ou para solicitar seu desconto caso participe do programa de membresia da Escola de Dados, entre em contato com [email protected].

PRÉ-REQUISITOS

  • Atuar em instituição pública ou da sociedade civil em que há rotinas de trabalho com publicação de dados ou possibilidade de implementá-las; 
  • Ter disponibilidade de participar do curso integralmente (de 19/02 a 25/03).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Diversidade de gênero, raça e geografia; 
  • Potencial de aplicação e disseminação do conhecimento adquirido no curso; 
  • Gestores(as) das áreas de educação, saúde e finanças públicas terão prioridade, especialmente no âmbito municipal.

A lista de pessoas selecionadas será divulgada no site da Escola de Dados até dez dias após o término das inscrições.