Advocacy e Pesquisa

OKBR participa de cocriação de planos locais da Parceria para Governo Aberto no Brasil

20 maio de 2021, por OKBR

Compartilhar

A cidade de São Paulo iniciou a construção de seu 3º plano de ação; o governo de SC, recém-ingresso na iniciativa global, inicia a construção de seu primeiro plano

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) participa, nas próximas semanas, de dois encontros para construção de planos de governo aberto locais no âmbito da Parceria para Governo Aberto (OGP).  A OGP é uma aliança de países que reúne representantes de governo e da sociedade civil para a construção de políticas públicas e processos de governança mais participativos, íntegros e transparentes. 

Em 21/5, a iniciativa de governo aberto na Cidade de São Paulo promove a oficina “Desafios e oportunidades de transparência de dados sobre a Covid-19”, com apresentações da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, da OKBR e do Observatório Social do Brasil. A pedido da organização, a OKBR elaborou um documento preparatório para o evento, que pode ser acessado aqui. A oficina acontece de 10h a 12h, online, via Microsoft Teams, neste link.

Em Santa Catarina, o governo estadual prepara as discussões para elaboração de seu primeiro plano de ação, após ter ingressado formalmente no programa de entes subnacionais da OGP, no final de 2020. A OKBR foi convidada a participar da mesa temática de “Transparência Ativa”, que será realizada em reunião virtual em 02/6, às 14h.  

OpenGov Week

Na semana de 17 a 21/5, a OGP celebra a OpenGovWeek, com eventos autogestionados e realizados internacionalmente. No Brasil, a  Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS), que a OKBR integra, organiza uma reunião de trabalho com o tema “Repensando o Sistema Público de Saúde e a resposta à Pandemia pela perspectiva da transparência”. O encontro acontece em 20/05, das 16h às 17h30, pelo zoom. Inscreva-se pelo link.